UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

A analgesia em cães e gatos por meio de cateteres

23 de abril de 2019


Coordenador científico do Comdor 2019, Rodrigo Mencalha, que é cofundador da clínica veterinária Westcare, fundador do ambulatório de Dor e Cuidados Paliativos da FMVV/CESVA-FAA e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária CESVA-FAA, terá uma maratona de palestras no evento. E a primeira delas foi no dia de abertura (18) a respeito da “Utilização de cateteres analgésicos como medida pós-operatória”.

 

“Falarei sobre o uso de cateteres intra-operatórios, que são analgésicos. mostrando alguns dispositivos que são implantados no animal para fazer uma analgesia diferente da tradicional, por meio do uso de comprimidos ou injeções”, resume Mencalha. Este dispositivo permanece no corpo do bicho por alguns dias fazendo a medicação no local da lesão, o que mais eficaz e assertivo, segundo o especialista.

 

Uma das justificativas para o uso do recurso nos animais é a escala de dor, que pode ser leve, moderada, intensa e a chamada de excruciante. “Nada consegue revertê-la”, garante Mencalha. Por isso a ideia do cateter substituir o comprimido ou a injeção, “assim a medicação é injetada para fazer uma analgesia direta, com a vantagem de coloca-la o mais próximo possível do alvo”.

 

Na palestra, Mencalha falará sobre quatro tipos de intervenções: o cateter peridural, o plexo braquial, o plexo lombo sacro e a bomba elastomérica. Esta última, a grande novidade, que é pouco conhecida.

DIA18_MarcoAurélio Pereira

Contato