UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Curitiba sedia evento que dá início às comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante no Brasil

20 de outubro de 2016


logo_evento

O evento Celebração dos 499 anos da reforma protestante, a ser realizado neste domingo (23), às 19h, na Ópera de Arame, reunirá cerca de duas mil pessoas em Curitiba para iniciar as festividades do cinquentenário (500 anos) da Reforma Protestante, comemorada em outubro de 2017 com agendas em todo o mundo. Promovido pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), a iniciativa conta com o apoio local da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Igreja Presbiteriana do Brasil.

O início da Reforma remonta ao ano de 1517, quando em 31 de outubro o então monge católico Martinho Lutero publicou e pregou 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, em protesto a diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo mudanças como o fim da cobrança de indulgência e do culto aos santos. Este foi o marco zero da Reforma, que conquistou diversos países e hoje conta com dezenas de milhões de seguidores em todo o mundo.

A expulsão de Lutero da Igreja Católica resultou na divisão da Igreja. O movimento ultrapassou fronteiras e se estendeu a outros países da Europa, chegando ao Brasil em 1824, com a imigração alemã.

Para a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), uma das herdeiras do movimento, a Reforma tem um grande significado, pois foi responsável por transformações determinantes no rumo da sociedade, com repercussão nos âmbitos social, político, econômico, cultural e educacional. “No âmbito da educação, a Reforma deu fim à elitização do ensino, tornando-o acessível a todos. No âmbito da economia, resultou na perda do poder totalitário da Igreja Católica”, explica o porta-voz do evento, Ives Möller, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). “Se hoje temos acesso a uma bíblia em português, e ainda cada vez em linguagem mais atual; se vemos o crescimento tão significativo da comunidade cristã evangélica ao redor do país, isso se deve a um movimento iniciado há 500 anos”, acrescenta.

Entre as atrações do evento, um coral com mais de 200 vozes e bandas com diversos instrumentos. A programação contará ainda com a presença dos pastores Juarez Marcondes Filho, secretário executivo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB); Adelar Munieweg, conselheiro nacional da Liga de Leigos Luteranos do Brasil; Flávio Sauer, Presidente do Núcleo de Comunhão Pastoral de Curitiba e do Bispo Cirino Ferro, Presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná, entre outros.

 

 

Contato