Prêmio Ser Humano 2012 reconhece as melhores práticas empresariais do Paraná

25 de setembro de 2012


FOTO: Mauro Frasson

FOTO: Mauro Frasson

Na noite da última sexta-feira (21), mais de 120 pessoas lotaram o auditório Caio Amaral, na FIEP, para prestigiar a segunda edição do Prêmio Ser Humano – Luiz Hamilton Berton 2012. Foram 39 inscrições e 36 projetos avaliados, um recorde de participação e um motivo de satisfação para a ABRH-PR. O júri foi composto por até três especialistas, sendo dois paranaenses e o terceiro de outro estado, com mais de 40 profissionais participando da avaliação dos projetos.

Após a abertura oficial com a execução do hino nacional pelo coral da ABRH-PR, forma nominadas as autoridades que compuseram a tribuna de honra do evento: a vice-presidente da ABRH-PR, Marilda Morschel, a diretora de Projetos da ABRH-PR e coordenadora do Prêmio, Maria Alice P. M. Claro, e o vice-presidente da FIEP, Nelson Roberto Hübner. Primeiro a falar, Hübner destacou a relevância da premiação no cenário paranaense. “É com grande satisfação que recebemos na FIEP este Prêmio, que reconhece os programas de gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável. É bastante significativo e importante para o Paraná”, disse. O vice-presidente se emocionou ao citar a figura de Luiz Hamilton Berton, segundo ele, “uma pessoa com espírito evoluído, que partiu precocemente, mas nos deixou um grande legado”, afirmou. Para Hübner, o sucesso nos negócios não significa apenas lucratividade e atingir resultados, mas a forma como se alcança, tendo como suporte a valorização das pessoas.

Na sequência, a coordenadora do Prêmio Ser Humano, Maria Alice Claro, lembrou que a premiação só acontece porque empresas, profissionais e acadêmicos são desbravadores e buscam a inovação. “O principal objetivo do ser humano é buscar o conhecimento e maneiras diferentes de realizar as coisas. Todos que participaram devem estar certos que contribuíram com a sociedade. É preciso coragem para escrever o projeto, apresenta-lo à sociedade e humildade em dividí-lo”, disse.

Por fim, a anfitriã da noite, a vice-presidente da ABRH-PR, Marilda Morschel, agradeceu à FIEP, aos participantes, aos patrocinadores de gestão (Apetit, Gazeta do Povo, Imtep, Learnway, Odontoprev, Unimed Curitiba, Grupo Uninter e WTC Curitiba) e a todos os envolvidos com esta edição do Prêmio. “É uma alegria muito grande fazer parte deste grupo que prioriza a gestão de pessoas e tem RH na veia. O Paraná é o estado que mais traz inscritos no Prêmio Ser Humano dentro do Sistema ABRH e ainda somos um bebê. Sem dúvida, somos um celeiro e uma referência na área de gestão de pessoas”, declarou.

Conheça os vencedores do II Prêmio Ser Humano – Luiz Hamilton Berton 2012.

Modalidade: Desenvolvimento sustentável
Categoria: Empresa

1º lugar
Projeto Educação para o Consumo – Itaipu Binacional

No dia a dia, as pessoas realizam atividades relacionadas aos seus recursos financeiros, como abrir uma conta bancária, contratar o seguro de um carro, planejar o orçamento familiar, adquirir um plano de aposentadoria, financiar a casa própria ou simplesmente optar por pagar uma conta com cartão de crédito. A tomada desse tipo de decisão requer informação e orientações adequadas, de modo que os usuários tenham a consciência de que, entre as opções disponíveis, serão capazes de escolher a que provavelmente mais lhes traga benefícios.

Por intermédio da Educação para o Consumo é possível atuar no desenvolvimento de habilidades e atitudes que os indivíduos precisam para fazer as escolhas adequadas ao administrarem suas finanças pessoais. Os beneficiados diretos e indiretos são os alunos e seus familiares, os professores e a comunidade envolvida, somando aproximadamente 3mil pessoas. O número de funcionários da escola envolvidos no projeto soma aproximadamente 27 pessoas.

Os indicadores deste projeto puderam ser medidos através de avaliação dos professores envolvidos, avaliação dos alunos, quantidade de “Kits” distribuídos, depoimento de pais, alunos e professores, diminuição de desperdício na escola e número de eventos e ações realizadas sobre Educação para o Consumo. A Educação para o Consumo é o melhor investimento para a formação de consumidores conscientes, sendo fundamental o desenvolvimento de ações voltadas às crianças, que tem a mente livre para inovar, com princípios de sustentabilidade, desde que sejam orientadas e inspiradas para os melhores princípios e valores.

2º lugar
Projeto Pescar Unidade Braslumber – Braslumber Indústria de Molduras Ltda

O Projeto Pescar Unidade Braslumber desenvolve ações para que jovens em vulnerabilidade social tenham a oportunidade de serem protagonistas de uma história diferente, com perspectivas positivas, tanto pessoais como profissionais. Usa a educação para transformar vidas, cultura, maneira de agir e pensar, ou seja, mudar histórias na vida desses jovens.

Há seis anos a Braslumber mantém uma Unidade do Projeto Pescar (Franquia da Fundação Projeto Pescar) em sua sede e a cada ano forma uma média de 25 jovens em um curso profissionalizante. Com uma ementa flexível, que contempla 40% de aulas técnicas e 60% de aulas comportamentais, vem desenvolvendo projetos que estão norteando os jovens para uma mudança plena. Assim como os jovens recebem benefícios ao participarem do Projeto, também estão retribuindo de diversas formas, gerando com isso um completo “passe adiante”, ou seja, repassando “o bem”, aquilo que a Braslumber e voluntários os oferecem com muita atenção e carinho. Para a Braslumber, o objetivo não é apenas formar esses jovens em um curso profissionalizante, mas sim formá-los como cidadãos.

3º lugar
Projeto Serviços e Cidadania – Instituto GRPCOM

O Serviços e Cidadania é um canal de serviços gratuito destinado a aprimorar a gestão e promover a sustentabilidade das organizações do terceiro setor do Paraná. Por meio de parcerias com universidades, empresas, instituições representativas de classe e profissionais liberais, o canal recebe as demandas e identifica a prestação de serviços gratuitos nas áreas de gestão e comunicação.

Todos os processos de solicitação, encaminhamento, execução e monitoramento dos serviços são acompanhados pela equipe do Instituto GRPCOM. Com isso, pretende-se contribuir para o aprimoramento da gestão e a sustentabilidade das ONGs, ao mesmo tempo em que se dissemina a cultura de responsabilidade social entre o empresariado e os estudantes paranaenses.

Modalidade: Desenvolvimento Sustentável
Terceiro Setor

1º lugar
Projeto: Reestruturação Administrativa na Escola Vivian Marçal – ASID – Ação Social para igualdade das diferenças

A Escola Vivian Marçal é uma instituição de ensino especial gratuito que atende 238 alunos de todas as idades com deficiência neuromotora, de modo que 92,5% deles são de famílias carentes. O trabalho realizado pela Vivian Marçal tem uma importância primordial na vida desses alunos e suas famílias, pois graças a ele é possível um atendimento educacional e clínico de qualidade.

Em anos anteriores, a Escola passou por uma série de problemas financeiros e de gestão, desde esta época vem se recuperando e melhorando cada vez mais sua administração e seu atendimento. A ASID (ação social para igualdade das diferenças) veio para atuar como um catalisador deste desenvolvimento, trazendo alianças e voluntários para a instituição. O trabalho da ASID visa estruturar e capacitar estas instituições para que caminhem com independência e objetivem resultados melhores a cada dia, impactando diretamente na qualidade de ensino e vida de seus alunos. O case de sucesso da Escola Vivian Marçal, nos mostra claramente isso, que através da gestão e da parceria entre Governo, Empresas e Escola, é possível transformar realidades e construir um futuro especial para a Educação.

2º lugar
Projeto: Pop – programa de orientação profissional – CEPRAF Geny de Jesus Souza Ribas

O Programa de Orientação Profissional visa possibilitar a inclusão do surdo no mercado de trabalho preparando o surdo para sua inserção nas empresas, propiciando espaços de reflexão e crescimento pessoal e profissional e sensibilizando as empresas para que a inclusão do surdo aconteça de fato, firmando o conceito de diversidade e do trabalho enquanto direito humano. Esse programa é executado pelo CEPRAF (Associação comunitária de apoio ao centro Pontagrossense de reabilitação auditiva e da fala GENY DE JESUS SOUZA RIBAS). As parcerias realizadas com os mais diversos setores propiciam que o surdo acesse os recursos de capacitação e inclusão nas mais diversas carreiras profissionais. Hoje o programa tem 64 surdos inseridos nos mais diversos locais de trabalho e aproximadamente 20 surdos sendo preparados e capacitados para serem encaminhados ao mundo de trabalho.

3º lugar
Projeto Jantar as Escuras – Universidade Livre Para a Eficiência Humana

À mesa, de olhos vendados e de corações abertos para a inclusão.
Colocar-se no “lugar do outro” pode ser uma experiência enriquecedora quando se trata de refletir e pensar sobre as deficiências. Assim, a Unilehu prepara uma experiência sensorial diferenciada – e sofisticada – para oferecer esta oportunidade a todos, para que sintam um pouco mais das possibilidades de todos os sentidos, enquanto o da visão é suprimido por uma venda nos olhos. Enquanto se adaptam ao escuro, são aguçados o olfato, o tato e a audição, além da percepção espacial diferenciada. Toda a viagem sensorial pode ser experimentada no Jantar às Escuras por qualquer público interessado na aproximação com a diversidade e que esteja curioso em conhecer esta experiência. Assim, não é preciso ir a Paris, Londres ou Bruxelas, para conhecer a proposta original, do restaurante “Dans Le Noir?”, onde os garçons são pessoas com deficiência visual e se janta completamente às escuras.

Modalidade: Gestão de Pessoas:
Empresa

1º lugar
Projeto: Programa Novos Líderes do Sistema Fiep : De um modelo inovador nasce uma nova liderança – Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

Esse projeto vencedor permitiu sedimentar uma nova concepção de liderança na empresa, processo este que havia sido iniciado com a transformação de cultura organizacional e com as ações em educação corporativa transformadora, dirigidas, de maneira muito especial, aos gestores.

Atualmente o líder na Fiep é visto como aquele que facilita caminhos para sua equipe empreende significado aos fazeres organizacionais e apoia a conquista de resultados, permitindo que, do protagonismo de seus liderados, surja seu próprio fortalecimento como gestor. Foi através de uma metodologia própria de capacitação e acompanhamento que nasceu o Programa Novos Líderes que permitiu estabelecer no Sistema Fiep um processo aberto, sistemático e dialógico de sucessão.

2º lugar
Projeto: Escola Bourbon de Hotelaria – Uma proposta de Educação Corporativa = Rede Bourbon de Hotéis & Resorts

O objetivo da criação da Escola Bourbon de Hotelaria é de desenvolver, através da realização de cursos e treinamentos, as habilidades técnicas e comportamentais dos funcionários, gerando uma contribuição efetiva ao crescimento pessoal e profissional de seu quadro funcional, bem como para a melhoria e padronização dos serviços prestados pela Empresa.

A escola proporcionou resultados quantitativos que espelha uma grande contribuição no sentido da Empresa obter índices mais elevados de lucratividade, através da manutenção do turnover, do aumento do nível de satisfação do público interno e externo e da melhoria nos serviços prestados.

Através de depoimentos dos funcionários se observa evidências quanto a satisfação; o sentimento de orgulho por pertencer a uma Empresa que se preocupa com o ser humano, e reconhece a importância do ser humano para o sucesso das organizações.

3º lugar
Projeto: E-Learning: Transformando a Cultura de Aprendizagem do GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação

Esse projeto foi concebido a partir da necessidade de oferecer aos profissionais da empresa uma ferramenta de capacitação profissional para a manutenção e disseminação do conhecimento, preparando a organização para superar os desafios e atingir seus resultados. O objetivo foi garantir a mesma base de informação e treinamento, para atender às diferentes necessidades, superando as barreiras de tempo e espaço.

O projeto E-Learning tem o portal Saber+ que buscou alinhar suas ações não apenas à estratégia de negócios do grupo, mas principalmente ao eixo central da política de Gestão de pessoas da organização – o Modelo de Gestão de Competências. Esse modelo foi consolidado na organização e, a partir de então, passou a direcionar todas as políticas e práticas de gestão de pessoas, como: recrutamento e seleção, promoção, avaliação e treinamento. Todas essas atividades foram orientadas a desenvolver nos colaboradores as capacidades e competências importantes para o sucesso do negócio e para a carreira e empregabilidade do funcionário.

Modalidade: Gestão de Pessoas
Acadêmico

1º lugar
Projeto: Formação de lideranças inclusivas – Andrea Moreira de Castilho Koppe

A atual realidade do mercado de trabalho mostra-se cada vez mais desafiadora para toda a sociedade e a dificuldade se intensifica quando se trata de uma pessoa com deficiência. Mesmo com a imposição da Lei de Cotas, há muitas barreiras a serem rompidas, que vão muito além das questões arquitetônicas. Se por um lado, a população com deficiência está menos pronta para o trabalho, do outro lado, as empresas não estão preparadas para os desafios da inclusão. Constata-se que, além da falta de qualificação de muitas pessoas com deficiência, existe também, até em maior grau, a dificuldade das empresas de enfrentar a diferença entre a gestão de pessoas com e sem deficiências. A maioria dos líderes que são aqueles que se relacionam diretamente com os funcionários com deficiência tem de se tornado um entrave para a inclusão por diversos fatores: o despreparo para lidar com a deficiência, o preconceito, a falta de conhecimento sobre acessibilidade, entre outros.

Por isso, promover a capacitação dos líderes para a inclusão é um dos principais fatores de sucesso para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A Formali lançou sua turma piloto em outubro de 2011, e mais de 150 líderes já realizaram a capacitação e com significativos resultados.

2º lugar
Projeto: Diversidade de gerações: um diferencial competitivo – Adriano Almeida dos Santos, Caio Andreas, Regiane Alves Carneiro.

Profª orientadora: Prof.ª Nancy Malschitzky
O conhecimento sobre as características e os comportamentos das gerações é algo recente e a convivência entre elas no ambiente profissional é abrangente, por isso é importante que as organizações aprimorem sua forma de administrar o seu pessoal e desenvolvê-los de maneira eficaz, para, assim, obter um diferencial competitivo com a diversidade das gerações. O objetivo desse estudo foi identificar as características das gerações BB, X e Y e analisar a influência destas nos valores organizacionais.

Essa pesquisa servirá como referência para estudos futuros, nela foi identificada que as gerações, sobretudo as mais jovens, tem amadurecido e buscam estabilidade, almejando seu posicionamento no mercado e também aproveitando seus conhecimentos, com uma busca pelo aperfeiçoamento deste. A necessidade de desenvolvimento é comum a todos, portanto isso não é característica de determinada geração e sim do ser humano. O diferencial competitivo na corporação poderá ser adquirido com a aplicação de um modelo de gestão que extraia de seus colaboradores suas competências mais desenvolvidas independente da geração a que pertençam.

3º lugar

Projeto: O papel da gestão de pessoas na implantação e manutenção de uma universidade corporativa – Andressa Mara Diogo, Cintya Alessandra Santos e Marcos Lima de Amorim.
Profª orientadora: Nelcy Teresinha Lubi Finck
Orientadora: Nelcy Teresinha Lubi Finck

Com o acirramento da competição no mercado, sob um aspecto genérico, a tecnologia já não é mais a grande responsável pelo sucesso de uma organização, mas sim, as pessoas que nela atuam e investem todo o seu potencial. Com isso as organizações estão evoluindo em suas praticas de treinamento de pessoas, buscando ferramentas de desenvolvimento continuo, como o exemplo as Universidades Corporativas (UC). A questão é se um programa de UC é de fato efetivo, ou, se não é apenas mais um modismo acadêmico/empresarial implantado por organizações que procuram se diferenciar a todo o custo. Este estudo teve como objetivo elaborar uma pesquisa sobre a importância do RH na elaboração e implantação de uma UC, contrastando modelos utilizados, demonstrando ferramentas de engajamento e pesquisando estratégias para viabilizar e avaliar o programa.

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