UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Quarteto de música realizará atividades didáticas em colégio municipal hoje (19)

19 de setembro de 2018


As apresentações do conjunto de cordas Menzel será

 com crianças do 1º ao 5º ano na Escola Municipal Batel

 

No dia 19/09 (quarta-feira), o quarteto de cordas Menzel realizará concertos didáticos participativos com crianças do ensino fundamental 1 (estudantes do 1º ao 5º ano). Serão quatro apresentações na Escola Municipal Batel, das 7h30 às 11h30. O projeto tem como objetivo principal familiarizar as crianças com a linguagem da música, além de apresentar as bases da cultura musical brasileira. É esperada a participação de mais de 200 crianças nos concertos. O quarteto Menzel é formado por músicos do Quarteto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A proposta do conjunto faz parte da segunda fase de um projeto iniciado em julho deste ano. Na primeira etapa, foram promovidos concertos de música clássica em diferentes locais da Grande Curitiba com o intuito de aproximar o público da música erudita.

 

Os concertos didáticos participativos, como o nome sugere, envolvem a participação ativa dos estudantes. “Será um concerto onde as crianças irão tocar, cantar, deitar e se movimentar muito durante a atividade”, comenta Rafael Ferronato, membro do quarteto Menzel. O tempo estimado de cada apresentação é de 50 minutos, e a expectativa é de que cada show tenha a colaboração de 60 crianças (duas turmas escolares). “Utilizamos um repertório bem variado, apresentado de uma maneira a dialogar com a música que as crianças já conhecem”, revela o músico.

 

No dia anterior aos concertos, serão realizados workshops com as crianças. Na oficina, serão trabalhados três aspectos importantes: a história de um quarteto de cordas; as influências da música indígena e africana sobre a música brasileira; e por último, estabelecer diálogos musicais entre estas diferentes culturas. “Nossa expectativa é fazer um concerto onde as crianças participem ativamente, tocando em conjunto com o quarteto. Além disso, que elas conheçam mais ainda sobre outras culturas, compreendendo e respeitando as diferenças culturais”, conclui Ferronato.

 

O quarteto Menzel é composto por Rafael Ferronato (professor de música no Departamento de Artes da UFPR) e Dhiego Lima (spalla da Orquestra Filarmônica da UFPR) nos violinos, Fabiane Nishimori Ferronato (chefe de naipes de violas da Orquestra Filarmônica da UFPR) na viola e Shante Cabral (membro do Quarteto Cello Folia) no violoncelo. O grupo foi formado em 2014 e tem realizado diversos concertos e participações em eventos. Integram o repertório do conjunto algumas obras do compositor austríaco Joseph Haydn e do regente brasileiro Alberto Nepomuceno.

 

O projeto é patrocinado pela Horizons Telecom com base na  Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

quarteto Menzel_divulgação_1_web

Contato