UNIDADE DE NEGÓCIOS

Viasoft Connect Connect Week

Simepar na Gazeta do Povo

10 de abril de 2014


A matéria veiculada nesta quarta-feira (09) na Gazeta do Povo sobre erro médico (“Cresce a proporção de médicos que respondem por erro no país”) ouviu o presidente do Simepar, Mario Ferrari. Veja as declarações de Ferrari na matéria da jornalista Rosana Félix:

GAZETA DO POVO – 09/04/2014

Relação com paciente exige transparência

 

O presidente do Sindicato dos Médicos no Paraná (Simepar), Mario Ferrari, diz que as condições de trabalho atuais podem causar situações de má prática médica. “A imprudência, a negligência e a imperícia não deveriam ocorrer nunca, mas a jornada excessiva muitas vezes acaba interferindo na conduta profissional”, avalia.

Ferrari alerta, porém, para o que ele considera “demonização” do profissional. “É preciso ver a estrutura disponível e outros fatores, como a baixa remuneração dos planos privados, o que leva a uma jornada excessiva.”

Muitas vezes, quando ocorre uma fatalidade, familiares do paciente não aceitam o ocorrido, e acionam a Justiça. Para evitar isso, diz Ferrari, o médico e o paciente precisam ter uma relação próxima, de confiança e transparência. “Todos os riscos precisam estar bem colocados. Mas a Medicina não é uma ciência exata.”

Jornada excessiva e a situação precária da saúde pública colaboram, segundo o sindicato da categoria, para os erros.

erro médico

Contato