Com foco no compromisso com o desenvolvimento humano e organizacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) realizou no dia 07/04, a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal para a gestão 2025–2027. O evento aconteceu no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba, e reuniu autoridades, profissionais de RH, representantes de empresas, parceiros e voluntários da entidade.
A cerimônia iniciou com a nominação das autoridades presentes: Marcos Dybas (representando o presidente da FIEP, Édson José de Vasconcelos), Alessandro Castro (Superintendente do Instituto Evaldo Lodi – IEL), Alessandra Aparecida (representando a Diretora Regional do Senai, Fabiane Franciscone), Luiz Fernando Casagrande Pereira (presidente OAB-PR) e Antoninho Caron (representando o presidente da ACP, Gilberto Deggerone).
Abrindo a noite, Marcos Dybas agradeceu a todos pela presença na posse da nova Diretoria Executiva da ABRH-PR para a gestão 2025/2027, destacando a importância estratégica da gestão de pessoas no cenário atual do mercado de trabalho. “Esta é uma ocasião especial, que vai muito além da formalidade. É um momento que reafirma nosso compromisso com aquilo que realmente transforma o mundo do trabalho: as pessoas. A gestão de pessoas é o coração de qualquer organização. Não adianta termos produtos, tecnologias ou mesmo vendas expressivas, se não tivermos pessoas preparadas, valorizadas e engajadas por trás de cada resultado. É o capital humano que move as empresas e a sociedade”, disse.
Dybas também reforçou o compromisso da entidade com o desenvolvimento humano nas organizações. “A ABRH-PR segue firme nesse propósito: apoiar organizações, formar lideranças e transformar a vida das pessoas por meio de uma gestão de pessoas mais justa, inclusiva e eficiente.”
Na sequência, Alessandro Castro destacou a atuação da FIEP e seu compromisso com o desenvolvimento do Paraná por meio da indústria e da valorização das pessoas. “A FIEP tem como propósito transformar o Paraná no melhor ambiente para a indústria no Brasil e, nós do IEL, fazemos parte dessa jornada”. Ele enfatizou o papel das lideranças na criação de caminhos para as novas gerações. “Precisamos de lideranças que criem oportunidades para os jovens e incentivem sua inserção no mundo do trabalho com qualificação e propósito”, disse.
Ao mencionar a importância da atuação em rede, ele apontou a relevância da parceria com a ABRH-PR. “É por meio de entidades como a ABRH-PR que conseguimos promover o acolhimento, tornar as empresas mais atrativas e fortalecer a cultura de gestão de pessoas”, finalizou.
Solenidade de posse
A mesa de abertura da solenidade foi composta por: Gilmar Silva de Andrade (Presidente), Vera Lucia Correa Braga de Mattos (Vice-Presidente Executiva), Luís Humberto de Quental (Vice-Presidente Financeiro), Rodrigo Almeida (Presidente do Conselho Fiscal), Ricardo Nanami (Presidente do Conselho Deliberativo), Simone da Silva Cipriano (Secretária do Conselho Deliberativo), Andrea Gauté (diretora do Prêmio Ser Humano da ABRH-Brasil, representando o presidente da ABRH-Brasil em exercício, Dadson Moraes), Ariel Silva (presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR / gestão 2022-2024) e Charmoniks Maria da Graça Heuer (vice-presidente do Conselho Deliberativo).
Também tomaram posse os conselheiros titulares: Charmoniks Maria da Graça Heuer, Simone da Silva Cipriano, Carolina Braz Pimentel, Ketty Gabelhere Cipullo, Sheila Taiza Minski e Silvia Rocha Ferreira. Como suplentes, assumiram Ana Paula Bezerra Cunha Valadão, Andréa Maria Girotto, Isabela Martins de Sena, Jaqueline Becker, Jeferson Cardoso da Silva, Luiz Omar Setubal Gabardo e Sérgio Luiz Naumowicz. Para o Conselho Fiscal, foram empossados Rodrigo Santos Almeida, Luiz Omar Setubal Gabardo e Regina Maria Arns da Rocha.
O presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Nanami, foi o responsável pela abertura oficial da cerimônia de posse. Ao lado de Charmoniks Heuer, realizou a entrega dos certificados aos diretores e conselheiros que assumem as novas funções. “A presença de todos demonstra a grandeza da ABRH-PR. Este é um momento de gratidão e compromisso com a construção coletiva”, afirmou o presidente do Conselho.
Ele ressaltou o papel do grupo na preservação dos valores da entidade. “Nosso conselho irá zelar pela integridade dos princípios, sempre alinhado com a boa governança. Os desafios que enfrentamos muitas vezes parecem equações impossíveis, problemas complexos que não têm respostas simples”. Por isso, destacou a importância da união de esforços. “Acreditamos em um verdadeiro mutirão de ideias e vontades. E, para nós, o maior ativo são as conexões humanas”, disse.
Após a fala em vídeo do presidente em exercício da ABRH Brasil, Dadson Moraes, a diretora do Prêmio Ser Humano da ABRH-Brasil, Andréa Gauté, saudou todos os voluntários da nova gestão, que assumem um compromisso coletivo com o ser humano. Ele salientou a essência da Associação. “A ABRH Paraná é feita de pessoas que acreditam em pessoas”, disse, lembrando da capilaridade nacional da organização. “Hoje, somos 22 seccionais em todo o país, e neste ano celebramos os 60 anos da ABRH Brasil – uma história construída com muito protagonismo humano”.
Ao encerrar sua fala, deixou uma mensagem inspiradora para a nova gestão. “Que a ABRH-PR siga com engajamento, ética e inspiração, levando esse exemplo para todo o Brasil”, concluiu Andréa.
Um novo amanhã
Sob o lema “Conectando pessoas para um novo amanhã”, o presidente Gilmar Silva de Andrade ressaltou a importância de fortalecer vínculos em tempos de rápidas, complexas e, muitas vezes, desafiadoras transformações tecnológicas, mudanças nos modelos de trabalho e novas demandas sociais. “Em meio a tudo isso, uma certeza permanece: são as pessoas que movem o mundo. Mais do que nunca, conectar pessoas é construir o amanhã”, afirmou.
Gilmar agradeceu aos associados, voluntários, conselheiros e patrocinadores pelo apoio contínuo à entidade que, em 2026, completará 60 anos. Também pontuou que a ABRH-PR continuará sendo um espaço de escuta ativa, troca e construção conjunta. “Precisamos ser pontes. Pontes que conectam talentos e oportunidades, que unem líderes e propósitos, que aproximam inovação e empatia, que fazem do Paraná um território fértil para organizações mais humanas, éticas e sustentáveis”.
De acordo com ele, a nova gestão terá os compromissos de promover ambientes de trabalho mais humanos e realizadores, transformar a diversidade em prática cotidiana, colocar o desenvolvimento humano no centro da estratégia e estimular lideranças inspiradoras e engajadas.
Encerrando a fala, o presidente convidou todos a participarem ativamente dessa nova etapa, com a missão de fazer da ABRH-PR uma potência de conexões humanas com impacto real nas organizações e na sociedade. “Um trabalho que, acima de tudo, crie uma rede de pessoas conectadas por um propósito comum, que é promover o desenvolvimento humano nas organizações e na sociedade. Hoje, mais do que nunca, conectar pessoas é construir o amanhã”.
Por fim, Vera Mattos e Luis Humberto de Quental falaram sobre o Congresso Paranaense de Recursos Humanos, que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, no Viasoft Experience, com o tema “Tudo que só o humano é capaz de fazer”. O evento foi encerrado com um coquetel para os presentes.
Texto: Básica Comunicações
Fotos: Leandro Provenci