A Inteligência Artificial (AI, em inglês) é um segmento da Ciência da Computação dedicado ao desenvolvimento de dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano. De acordo com a consultoria norte-americana de inteligência de mercado IDC, os investimentos com AI atingirão US$ 77,6 bilhões em 2022, mais do que o triplo previsto para o ano passado (US$ 24 bilhões). Com os avanços, a tecnologia vem se aproximando cada vez mais do cotidiano, influenciando também no impulsionamento de novas profissões na área.
Por conta do alto capital financeiro envolvido, o mercado de trabalho deve apostar ainda mais em cargos estratégicas ligadas à Inteligência Artificial. O cenário atual é favorável, por exemplo, à valorização da função de Cientista de Dados, profissional multidisciplinar que administra enormes quantidades de dados das empresas de tecnologia. Com grande responsabilidade e alto poder de decisão dentro das instituições, esses profissionais são vistos como pessoas de confiança que devem estar qualificados para cumprir com suas funções de forma precisa.
Com o avanço da tecnologia, a presença dos robôs como principais encarregados dos atendimentos virtuais tem se tornado uma constante. Neste segmento, destaca-se a procura por UX Writers. Isto é, redatores especializados na experiência do usuário em plataformas digitais. A função não se limita apenas à escrita, já que o UX Writer deve entender o público com o qual dialoga, pensar de forma planificada como um curador de conteúdo e agir de forma estratégica com os objetivos e valores da marca.
“No cenário da AI, não adianta apenas saber programar. É necessário estar preparado para criar soluções efetivas e inteligentes em ambientes diversos”, aponta o diretor da Horizons Telecom, Ricardo Montanher. Ele observa que, por conta da enorme quantidade de informações digitais das empresas, os arquitetos de dados, profissionais responsáveis pela organização desses elementos, devem ganhar ainda mais espaço no segmento.
Para o executivo, essas profissões estão passando por um período de transição no mercado, momento oportuno para que os aspirantes às vagas se qualifiquem de forma adequada. “Há uma tendência de que a demanda por esses profissionais cresça ainda mais nos próximos anos. Portanto, é importante que aqueles que já possuem o conhecimento técnico se preparem ainda mais para os novos desafios futuros. Por outro lado, os estudantes de graduação estão imersos em um mundo ansioso pelas novidades que eles certamente irão oferecer”, finaliza.
Sobre a Horizons Telecom – A Horizons Telecom é uma operadora de telecomunicações, provendo serviços de conectividade, Internet e telefonia. Com redes de fibra óptica de alta confiabilidade e disponibilidade, a Horizons disponibiliza links dedicados de alta velocidade, proporcionando comunicação rápida e segura. Esses e outros serviços da Horizons contam com o suporte técnico especializado 24 horas por dia, sete dias por semana. Atua nas cidades de Curitiba/PR e Região Metropolitana, Barueri/SP, São José dos Campos/SP, Osasco/SP, Santo André/SP e Mauá/SP. Mais informações: www.horizonstelecom.com.