Levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) revelou que o setor de transporte rodoviário de cargas no Paraná sofreu redução de 40,1% devido à pandemia da Covid-19.
O presidente do SETCEPAR, Marcos Egídio Battistella, comentou que o estado não é um dos mais afetados do país por conta do setor agrícola, o que evita ainda mais a paralisação da categoria na região. Em outros estados, como o Maranhão, a queda no segmento chegou a 75%. Battistella comentou ainda que a desaceleração generalizada do comércio contribuiu para o cenário, o que contribuiu para uma reação em cadeia no setor.
“Os segmentos mais afetados já estão no limite deles, já estão há 30 dias parados. Os outros que tiveram queda, que conseguiram ter alguns paliativos de redução de custos, aguentam mais uns 30 dias, até o final de maio operando”, disse em entrevista ao G1.
Para Battistella, a retomada de parte do segmento deve ocorrer em junho deste ano, mas a recuperação e estabilidade no setor requerem mais tempo. Devido a essa incerteza, ele aconselha que as empresas renegociem com seus fornecedores a fim de preservar os empregos e a união do segmento.
SETCEPAR na imprensa
Nesta semana, o presidente do SETCEPAR, Marcos Egídio Battistella, foi ouvido por diversos veículos de imprensa a respeito da situação no setor de transporte rodoviário de cargas no Paraná. As matérias podem ser acessadas abaixo no site dos respectivos veículos:
– Band News
– CBN Curitiba https://cbncuritiba.com/coronavirus-transporte-rodoviario-cargas-apresenta-queda-439/
– Gazeta do Povo https://www.gazetadopovo.com.br/parana/coronavirus-transportadoras-sentem-queda-brusca-no-volume-de-trabalho/
– G1
– RPC