Proatividade e senso de urgência: os segredos das empresas no mundo 4.0

13 de dezembro de 2020


“É possível ser proativo em um mundo que muda a todo o tempo? Sim. Mas para isso devemos realizar um exercício de desenvolver a ideia de futuro hoje. O futuro não acontece amanhã”, provocou o consultor empresarial e professor Leonardo Araújo durante palestra no Viasoft Connect 2020. A apresentação debateu o tema “Empresas proativas 4.0: estratégias para vencer na era digital”.

 

Na ocasião, Araújo destacou a importância das empresas se anteciparem às tendências e novas tecnologias de mercado, desenvolvendo uma visão eficiente a longo prazo, além de antever os desejos dos clientes e as melhores soluções. No contexto, ele explicou os quatro pilares da gestão proativa: foco na cultura organizacional (identificar e desenvolver talentos proativos); inovação (atuar de forma flexível); capacidade para visualizar realidades futuras e gerenciar pressão a curto prazo; e administrar as incertezas e riscos existentes.

 

“O senso de urgência é fundamental no mercado atual. Além disso, é necessário entendermos que toda mudança é uma possibilidade e que a proatividade, que tanto buscamos, não se decreta, se desenvolve. Nenhuma empresa é uma ilha. Precisamos estar em sintonia com o conhecimento ‘de fora’ para construirmos da melhor forma as nossas próprias soluções”, finalizou.

Contato