Cases de grandes marcas dividiram espaço com pílulas para inovar nos pequenos negócios, veja mais sobre a palestra do especialista em criatividade
“Podemos chegar em 2021 um pouco melhores”. Foi assim que Marcos Piangers iniciou sua apresentação no Viasoft Connect 2020, em que trouxe perspectivas para um futuro próximo baseadas em tecnologias que já estão ao nosso alcance. A partir do exemplo de marcas que se consolidaram depois da crise econômica de 2008 – como Uber, AirBnb e Pinterest -, fica mais fácil desvendar comportamentos que desenharão os passos da sociedade depois da pandemia. “A inovação acontece quando você consegue olhar para os clientes ao invés de olhar para negócios já estabelecidos. Temos a tendência de fazer algo semelhante ao que já está sendo feito. Mas todas essas empresas perceberam a possibilidade de usar tecnologia para oferecer produtos e serviços mis baratos em mercados onde existiam clientes insatisfeitos”, destacou Piangers.
Digitalização X humanização
Afinal, as máquinas vão substituir os humanos? A dúvida que permeia empresas há algumas décadas ainda não tem resposta, na visão de Marcos Piangers. “Estamos vendo a digitalização da vida. Dos nossos álbuns de fotos, das nossas idas a banco, compras, até da atividade física. É uma transformação daquilo que a gente conhecia, do universo analógico”, analisou o especialista. Na palestra, também foram destacadas as iniciativas que ganharam espaço em meio à crise da COVID-19: 2020 foi o laboratório perfeito para empresas que digitalizaram seus produtos e serviços.
As ferramentas para a inovação já estavam por perto. O que a pandemia fez foi acelerar mudanças comportamentais, lembrando que o lado humano é fundamental na tomada de decisões, explicou Piangers: “a gente ainda não tinha a total necessidade ou costume de resolver tudo pela internet”.
Três dicas de Marcos Piangers
Especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação, Marcos Piangers encerrou sua fala no Viasoft Connect 2020 com três dicas para manter a mente empreendedora ativa em 2021. “Desenvolva seu autoconhecimento, mantenha a chama da criatividade acesa e mantenha o toque humano em tudo o que faz. Não importa se você é CEO ou empreendedor, se você já está 100% digitalizado. Não trate seus clientes apenas como leads ou números. Quando você engaja sua marca de forma humana com seu cliente, um pequeno milagre acontece”.
E foi ao som da banda Acústico Clazz que se encerrou o primeiro dia do Viasoft Connect 2020.