O SETCEPAR (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná), entidade que representa 12 mil empresas em 265 cidades do estado, vem a público se manifestar contra o aumento frequente e abusivo dos combustíveis, nesse momento tão singular da economia do Estado do Paraná e do Brasil.
Os aumentos acompanham a recuperação do petróleo e a desvalorização do real, tendo o diesel já sofrido alta de 40% apenas neste ano. As ações do Governo Federal para atenuar o impacto no mercado doméstico não foram seguidas pela cadeia de distribuição.
O SETCEPAR, juntamente com a FETRANSPAR, também manifesta sua insatisfação com a aplicação do ajuste da pauta do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), uma vez que o Governo do Paraná havia informado publicamente que não ocorreria reajuste – o que aconteceu hoje (16.03.2021), surpreendendo a todos com mais essa oneração em nossa cadeia produtiva.
Representando seus associados, a entidade pede com urgência providências dos poderes públicos no sentido de minimizar os impactos sofridos diariamente pelo Transporte Rodoviário de Cargas. Essa sensibilidade se faz necessária, para que seja assegurada a sustentabilidade dos negócios, visando seguir com o abastecimento da população principalmente neste momento tão sensível de pandemia.
Gerson V Medeiros
Presidente em Exercício