Em um mundo cada vez mais preocupado com soluções sustentáveis, a busca por fundos de investimentos preocupados com ações e posturas éticas têm se multiplicado. Determinadas pelos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa, em inglês), esse modelo de aplicação financeira concilia resultados financeiros de excelência com boas práticas das empresas no mercado.
Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o setor apresentou um crescimento de 29% no valor total de aplicações em junho de 2020 ante o mesmo mês de 2019. E passou de dois fundos com classificação de sustentabilidade e governança, em 2001, para 36 fundos, em 2020. Com sede em Curitiba e nos Estados Unidos, a Earth Renewable Technologies (ERT), único player nacional que produz materiais biodegradáveis a base de bioplásticos, é uma das empresas que vem apostando em ações com base nas métricas ESG.
“Temos em nosso DNA o respeito pela natureza, desde os produtos que fabricamos (plásticos compostáveis), aos materiais que compõem nossas fórmulas, até as práticas de nossas fábricas e escritórios”, afirma Kim Fabri, CEO da ERT (foto). As boas práticas também estão presentes na cultura organizacional, com políticas que incentivam a diversidade de lideranças, permitindo que mais mulheres ocupem cargos de liderança na companhia.
Com um modelo mais horizontalizado de gestão, o relacionamento com clientes e colaboradores também se mostra mais próximo, se refletindo em áreas externas integradas. “Vamos inaugurar nossa primeira unidade industrial no Brasil em julho deste ano, a qual foi toda pensada nos conceitos de melhores aproveitamentos de luz solar, energia, materiais reciclados e controle de resíduos”, exemplifica Fabri, sobre a nova planta instalada na capital paranaense.
Pioneira em biopolímeros no Brasil, atualmente a companhia atua com capacidade de produção de duas mil toneladas por ano no país, com projeção para ampliar para três mil ton/ano até o fim de 2021 e expectativa de alcançar quatro mil ton/ano até 2022. De acordo com o CEO, a ampliação ocorre no momento mais favorável da empresa desde a sua fundação, em 2008. O aumento na demanda por soluções ambientalmente corretas fez do primeiro trimestre de 2021 o melhor para a companhia no Brasil e no exterior.
“Acreditamos que o mundo hoje implora por soluções mais sustentáveis. Temos que repensar nossos comportamentos de consumo como um todo. Sendo assim, as empresas também precisam repensar como operam em seus ambientes corporativos, como seus produtos impactam nas emissões de gás estufa e o que podemos fazer para que esses efeitos sejam neutralizados no futuro próximo”, conclui Fabri.
Sobre a Earth Renewable Technologies (ERT) –
Fundada em 2008, a Earth Renewable Technologies (ERT) desenvolve e fornece soluções tecnológicas para toda a indústria de plásticos, incentivando e capacitando as empresas para uma economia sustentável. Possui como maior missão desenvolver compostos e aditivos especializados, transformando a forma de consumir no mundo.