“Análise Médico-Legal e de Antecedentes de Saúde Mental em Suicídios em Ribeirão Preto (SP) entre 2012 e 2015” foi premiado no IF 2019

29 de abril de 2021


A Básica Comunicações é a agência de conteúdo da IF2021. Em 2019, o evento premiou o trabalho da pesquisadora Sabrina de França Villaça, “Análise Médico-Legal e de Antecedentes de Saúde Mental em Suicídios em Ribeirão Preto (SP) entre 2012 e 2015”, inserido na categoria de Medicina Legal.

 

O foco foi atualizar os dados sobre o tema (cujo último levantamento datava de 1980) segmentado em duas partes: traçar o perfil dos suicidas (mapeando sexo, idade, raça, profissão e método do suicídio) e identificar se a pessoa tinha antecedentes psiquiátricos (como depressão e esquizofrenia).

 

“Nota-se uma grande lacuna de informações nas declarações de óbito que implicam em um possível viés do fluxo do encaminhamento dos dados entre IML com os sistemas municipal e federal e, consequentemente, o empobrecimento na qualidade dos dados sistematizados. Adiciona-se a isto a condição da subnotificação do suicídio ainda muito presente não só na realidade brasileira, mas em nível mundial”, comenta a autora, que faz Mestrado no Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP para dar andamento à pesquisa.

Contato