Com a proximidade do inverno, a Lac Lélo – um dos principais players do mercado lácteo do sul do país – dá algumas dicas para quem quer experimentar e se aventurar pelo universo dos queijos especiais. Além da sua linha de cremes e queijos cotidianos, a marca também dispõe de um mix de produtos diferenciados, que inclui os queijos Azul, Caccio Cavalo e Provolone.
O Queijo Azul traz ao paladar a percepção única dos produtos maturados com o mofo Penicillium Roqueforti, que resulta em uma massa macia, sabor ligeiramente salgado e textura quebradiça. “Ele é elaborado a partir de um mofo nobre importado da França, possui características de personalidade marcante, harmonizando facilmente com vinhos tintos encorpados das uvas Sauternes e do Porto e tintos frisantes, além das cervejas Barley Wine, Trippel e Imperial Stout, por exemplo”, ensina Maria do Céu, especialista em queijos e consultora da marca. Excelente para o uso gourmet, pode ser utilizado para o preparo de molhos e massas especiais ou degustado como aperitivo. Disponível na versão fracionada, em embalagem com aproximadamente 185g.
A especialista conta que o queijo Caccio Cavalo tem origem italiana e é preparado pela Lac Lélo com leite de vaca pasteurizado. “Possui sabor ligeiramente picante e textura filada. É ideal para assar no espeto e até mesmo no forno ou micro-ondas”, recomenda. “Com textura aveludada, macia e sem olhaduras, destaca-se pelo sabor intenso, sendo uma ótima opção de aperitivo. Harmoniza bem com vinhos dos tipos Barbera, Merlot e Pinot Noir ou cervejas Doppelweizen, Hefeweizen e Witbier”, acrescenta a especialista. Disponível nas versões Fresco e Defumado, em embalagem com aproximadamente 300g.
Já o Queijo Provolone é caracterizado por um sabor levemente picante e defumado, resultado do período de defumação em câmaras especiais, onde permanece até obter a casca dura e fina de tom amarelo ouro, que preserva as propriedades originais tão apreciadas na gastronomia gourmet. “Chama a atenção pela textura aveludada, macia e sem olhaduras e é ideal para ser consumido de forma pura como aperitivo ou aquecido em molhos ou como recheio de sanduíches ou pizzas”, conclui Maria do Céu. Harmoniza facilmente com vinhos Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot ou cervejas Kolsch, Viena e Weizenbock. Disponível nas versões fracionada de aproximadamente 270g, provolete 320g e fatiado com 150g.