A CRASA Infraestrutura, em consórcio com a Itinera Construções, finalizou na última semana de abril a segunda fase das obras de ampliação da ponte Rio-Niterói, para o cliente Ecoponte. A via atravessa a Baía de Guanabara e, como o nome indica conecta os municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Nesta etapa, foram realizadas as obras da Avenida Portuária, projeto que realiza a ligação da Av. Brasil, na altura da Refinaria de Manguinhos ao Portão 32 de Docas, exclusivo para veículos de cargas.
Iniciado em agosto de 2019, o empreendimento foi realizado em uma região com alta concentração de áreas particulares, interceptando algumas das principais vias do Rio de Janeiro (Linha Vermelha e Avenida Brasil), explica o Gerente de Engenharia da CRASA, Paulo Okada. Como pontos-chave da obra ele destaca a fabricação ordenada e sequencial das vigas pré-moldadas implantadas nesta fase, 117 ao todo, além de uma gestão diligente junto a CET Rio, que permitiu o desenvolvimento dos serviços nas principais ruas do bairro Caju, o lançamento de vigas pré-moldadas sobre a Linha Vermelha e a montagem da estrutura metálica em ilhas implantadas na Avenida Brasil.
A obra contou ainda com o lançamento da estrutura metálica sobre a Avenida Brasil, em uma operação ininterrupta de 60 horas, utilizando dois guindastes telescópicos com capacidades para 500 e 750 toneladas. Impressionante, não é mesmo? Fique ligado nas redes sociais da CRASA para mais informações sobre engenharia!