Uma pesquisa realizada com 241 empresas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina deu origem ao estudo “Gestão do Conhecimento, Orientação para o Mercado, Inovatividade e Resultados Organizacionais: um estudo em empresas instaladas no Brasil”, que analisa o impacto do modelo de gestão baseado no conhecimento, na capacidade da empresa em se orientar para o mercado, em inovar e nos seus resultados.
Autor da tese – a primeira no país – o professor da ESIC Business & Marketing School, Alex Ferraresi irá falar sobre o tema amanhã, às 19h40, na sede de instituição, em Curitiba (PR). Recentemente, Ferraresi obteve o prêmio máximo do XXIV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) com um artigo baseado no tema.
O tema não é recente – há mais de 20 anos é fonte de estudos – porém, a sua aplicação prática e os resultados mercadológicos são novidades, uma vez que agora aparecem as conclusões das análises realizadas com as corporações que aplicam o conceito. “Já foi entendido como mais um modismo entre tantos na administração, mas é um tema maduro e encontra-se numa fase prescritiva, ou seja, temos vários estudos da aplicação de práticas ligadas à gestão do conhecimento e estamos entendendo a forma de fazer isto de maneira eficiente e eficaz. Já foi o tempo em que se confundia informação com conhecimento”, explica Ferraresi.
Segundo o professor, uma das principais dificuldades nas corporações é entender o que representa o “conhecimento”. Por ser intangível e indefinível, é difícil operacionalizar e, por conseqüência, mensurar os resultados. A aplicação na prática ocorre com a incorporação de uma filosofia de gestão que entenda o conhecimento como o recurso mais importante em uma organização, “ele se encontra na cabeça das pessoas (trabalhadores do conhecimento), nos processos e na maneira da empresa trabalhar (de realizar, entender e atender ao mercado com serviços de bens e valor)”, complementa Ferraresi.
A palestra
Na sua conferência na ESIC, Ferraresi irá apresentar os resultados da pesquisa e explicar sobre o modelo de gestão. O estudo compreende uma análise estatística de dados que avalia o impacto das questões relacionadas à gestão dos processos internos – baseados no conhecimento – nos resultados e na capacidade de inovar. “Encontrei no exterior alguns estudos próximos, sem os mesmos objetivos, mas no Brasil, nunca havia se estudado desta forma”, diz.
A palestra Gestão do Conhecimento e os impactos no resultado da Organização compõe o Ciclo de Conferências da ESIC Business & Marketing School e acontece no auditório das instituição. É aberta ao público e gratuita, mais informações: www.esic.br ou (41) 3376-1417.
Serviço – Ciclo de conferências ESIC Business & Marketing School
Palestra: A Gestão do Conhecimento e os impactos no resultado da Organização
Palestrante: Alex Ferraresi
Data: 17/11/2010 – quarta-feira
Horário: 19h40 às 21h
Local: Auditório ESIC Business & Marketing School – rua Padre Dehon, 814
Mais informações: www.esic.br ou (41) 3376-1417