Caldo Bom a Vapor é a aposta da indústria para entregar conveniência e qualidade ao consumidor brasileiro
A Caldo Bom inicia o ano divulgando ao mercado nacional o ingresso em uma nova categoria de varejo – a de produtos prontos para consumo. Com mais de 50 anos de atuação no setor de alimentos (especialmente no de grãos), a indústria aproveita um comportamento do consumidor que acena cada vez mais à conveniência de produtos prontos e práticos, mas também saudáveis, e lança a Caldo Bom a Vapor.
São 11 produtos – grão de bico, feijão preto, vermelho, carioca (estes com o diferencial de já conter caldo), branco e fradinho, arroz integral, canjica, lentilha, mix completo 8 grãos e mix essencial com 9 grãos –, com distribuição nacional e a proposta de levar à mesa do brasileiro praticidade e conforto, com o sabor único de uma comida feita em casa.
A marca ainda adianta que não deve parar por aí e já tem plano de extensão para a linha. “A ideia estava no radar da empresa há mais de cinco anos, mas ainda estávamos estudando as melhores e mais eficazes formas de sua viabilização. A pandemia serviu como um catalisador de todo o processo, que tira a Caldo Bom apenas do segmento de ‘secos’ e ingressa em uma linha de alimentação que entendemos como sendo o futuro do setor”, conta Matheus Stival, Head de Operações da Caldo Bom.
Para colocar a operação em prática, a Caldo Bom adquiriu maquinário importado de ponta, que permite realizar um processo dividido em quatro etapas. A primeira é a compra, testagem e beneficiamento da matéria prima, feita na unidade de Campo Largo (PR). Em seguida, o envase (que envolve a inserção do produto com água e sal) e a embalagem (com quatro camadas de proteção, em embalagem laminada e ultra tecnológica). Por fim, o cozimento e a esterilização em bandejas em altas temperaturas.
Como resultado, um produto final composto por água e sal (pouquíssimo teor de sódio), com a manutenção do sabor e de todos nutrientes, sem adição de nenhum conservante nem contato com ar, o que permite um shelf life estendido de até um ano. Sem a necessidade de refrigeração, o mix da Caldo Bom a Vapor está 100% pronto para consumo, tendo como diferenciais matéria-prima padrão AAA, embalagem com maior quantidade de barreiras, produto cozido e esterilizado como feito em casa e o reconhecimento de uma marca referência de mercado.
Ingresso em um mercado com poucos players
Dados recentes apontam que 42% dos brasileiros buscaram uma alimentação mais saudável em 2021. Um número considerável em um país que ocupa hoje o sétimo lugar mundial no mercado de alimentos e bebidas saudáveis.
Isso se deve a uma soma de fatores: trabalho em home office, a rotina cada vez mais acelerada e o alto custo de vida, que inviabiliza pedir comida pronta com frequência para ser entregue em casa. “Falta tempo para preparar uma comida saudável de verdade, com qualidade, praticidade e sabor. Nossa linha se enquadra na categoria ready to eat e oferece ao mercado mais uma opção, em um nicho que conta com pouquíssimos players”, adiciona Stival. “O brasileiro ama comida de verdade, mas está cada vez mais sem tempo. Se somos sinônimo nacional de feijão e grãos, por que não tornar prático o consumo de nossos produtos já tão reconhecidos?”, conclui.
A linha a Vapor estará nas gôndolas a partir de fevereiro. O produto poderá ser adquirido no varejo, pelo televendas (41) 99940-0032 ou ainda na loja online da Caldo Bom em www.loja.caldobom.com.br.