O relatório de tendências globais “Culture Next”, divulgado pelo Spotify, destaca que os jovens da Geração Z ouvem mais áudio digital: música ou podcast. Além disso, o relatório traçou 5 tendências desse público (de 16 a 25 anos), que deseja se conectar com seus ídolos, cuidar da saúde mental e usar o áudio para se sentirem bem. As marcas devem ficar atentas a elas.
A pesquisa foi realizada com 8 grupos focais, formados por 46 pessoas; 13 entrevistas aprofundadas, além de uma pesquisa quantitativa, entre março e abril de 2022, com 12.500 moradores de vários países, incluindo o Brasil.
A conclusão da pesquisa aponta para a oportunidade que as marcas têm de apoiar a jornada dessas pessoas, além de aprender sobre a vida delas e a maneira como veem o mundo.
Tendências
Criadores acessíveis
Uma geração de criadores que são fãs dos próprios fãs, a chamada cultura “stan” Eles criam com eles e para eles experiências únicas. Para as marcas se comunicarem com esse público é preciso: amplificar as vozes dos criadores, criar audiosséries, com conteúdo bônus dos apresentadores de podcasts.
Alter ego sonora
A Geração Z quer se destacar e encontrar novas maneiras de expressar sua individualidade e tem personalidade fluida, não apenas para gosto musical, mas gênero, política, orientação sexual. Gostam quando as marcas se conectam a cada um deles de forma particular. Para as marcas, é recomendável a segmentação contextual e de público.
Audioterapia
Adolescentes e jovens da Geração Z lidam com muitas pressões cotidianas e a saúde mental é hoje prioridade. Dado interessante sobre essa questão: só no último ano, o streaming médio de podcasts da Geração Z no Brasil aumentou 56% no Spotify, considerando o 1º trimestre de 2022. No Brasil, ouviu 111% mais podcasts sobre saúde mental no 1º trimestre de 2022. Esse é o gênero de podcasts mais ouvido pela Geração Z no mundo todo.
Nostalgia moderna
Os jovens da geração Z buscam refúgio em qualquer época e gostam de ouvir e ver conteúdo de décadas passadas. A diferença das outras gerações é que a nostalgia desses jovens vem como inspiração. A partir das referências, eles reinventam e formulam novas ideias.
A vida em stereo
A Geração Z é conta suas próprias histórias. Cria playlists personalizadas, que conversam com seu momento e perfil. As marcas devem seguir o contexto e desenvolver experiência digital personalizada até mesmo para anúncios.