Institute Future Today lança pesquisa sobre o futuro do jornalismo

10 de agosto de 2022


Para você, o futuro é algo muito distante ou muito próximo? Como a nossa relação com o futuro impacta aquilo que realizamos hoje? Será que é importante – e possível – planejar a comunicação a longo prazo?

 

Esses são alguns questionamentos que estão nas cabeças pensantes do time aqui da Básica. Em busca de possíveis respostas, encontramos uma pesquisa sobre o jornalismo do futuro realizada pelo Institute Future Today, intitulada “The Global Survey on Journalism´s Futures”. O instituto entrevistou profissionais de jornalismo e consumidores de notícias dos Estados Unidos e, como resultado, trouxe alguns insights interessantes para a área de comunicação e jornalismo. Nós separamos alguns e compartilhamos com você!

 

– “Pensar no futuro imediato é comum; pensar em futuros de longo prazo não é”. Os profissionais de jornalismo estão mais focados no curto prazo: 70% pensam como será o trabalho nas redações nos próximos 12 meses, enquanto apenas 20% refletem sobre como exercerão suas atividades daqui a cinco anos.

 

– Os desafios mais urgentes para o jornalismo, segundo os profissionais entrevistados, são relacionados a performance no dia a dia: mais de 50% estão preocupados em reforçar a cobertura local de notícias, melhorar a experiência e aumentar as receitas com anúncios.

 

– Para o público que consome notícias, uma das prioridades é combater a desinformação, assunto considerado urgente para metade dos entrevistados. Para 16% das pessoas, o segundo maio desafio é consumir informações imparciais.

 

Por aqui, ficamos inspirados com os desafios e oportunidades apresentados na pesquisa! O relatório traz questionamentos importantes para a longevidade da profissão e das nossas estratégias junto aos clientes. Quer saber mais sobre a pesquisa? O conteúdo está disponível neste link: https://bit.ly/3BWRrzz.

 

Contato