Recentemente, na Holanda, dois players do setor de vestuário tiveram que retirar de seus produtos e sites os rótulos relacionados à sustentabilidade. Após investigação do órgão regulador para consumidores e mercado daquele país, entendeu-se que as informações presentes nos rótulos não estavam claras ao consumidor. Ao utilizar termos como “escolha consciente” e “ecodesign”, as marcas estariam induzindo o consumidor ao erro no momento da compra. Essa rotulagem só é considerada válida se a empresa tiver um plano de atuação que envolva efetivamente uma das pautas ESG (Environmental, Social and Governance) e não pode ser utilizada como mera estratégia de vendas.
Esse é apenas um dos exemplos que demonstram a importância do conhecimento detalhado sobre os impactos do ESG na prática dos negócios. “As práticas ESG precisam ser efetivas e comunicar de forma clara ao consumidor quais foram as métricas utilizadas”, diz Fernanda Andreazza, sócia do escritório Arns de Oliveira & Andreazza, que atende clientes na área de Governança Corporativa, incluindo as práticas do ESG.
Há muitos desafios para que estratégias eficientes sejam colocadas em prática. Um deles é o conhecimento técnico acerca de regras e responsabilidades, que incluem compromissos econômicos para redução da desigualdade, geração de renda e emprego, promoção de inclusão e diversidade e práticas claras sobre uso consciente de recursos naturais e redução de emissão de gases poluentes, entre outros. O tema é vasto, com especificidades de acordo com a área de atuação da empresa. Uma boa estratégia ESG inclui muito planejamento, investimento e tempo.
Saiba mais a respeito: https://www.esgtoday.com/hm-to-remove-sustainability-labels-from-products-following-investigation-by-regulator/