O mundo não para de se reinventar e de aproveitar as oportunidades que estão surgindo com ambientes inovadores, que exigem estratégias de impacto e com resultados. Na área da comunicação, que está mais acelerada nos últimos meses, não é diferente. Seguem algumas tendências que os gestores do segmento em comunicação devem ficar atentos em 2023:
Tecnologia da voz
Nos próximos anos, a tecnologia da voz impactará significativamente a comunicação empresarial. Para se ter uma ideia do avanço desta ferramenta, em 2020, uma pesquisa realizada pela Ilumeo, consultoria de Data Science, registrou um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz. Além disso, dispositivos de assistência pessoal estão cada vez mais populares e trazendo benefícios para as empresas e funcionários. Entre eles estão a Amazon Echo e o Google Home. Com as novas possibilidades de conexões são criadas soluções de fluxo de trabalho orientadas por voz. Tudo para simplificar o gerenciamento de tarefas.
Conteúdos e vídeo
Pesquisa Inside Vídeo, realizada pela Kantar IBOPE Media, indicou que o Brasil se destaca no consumo de vídeo em relação à média global. O levantamento registrou que 80% dos brasileiros assistiram a vídeos online gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros. Os dados também valem para vídeos em redes sociais (72% x 57%) e em serviços por assinatura (62% x 50). As informações apontam para uma demanda cada vez maior para produção de conteúdo em vídeo mais conciso, enxuto, fácil de consumir e de compartilhar. As empresas devem, portanto, priorizar a criação de conteúdos em vídeos, que sejam objetivos e com pouco tempo de duração.
Ascensão do Metaverso
O Metaverso envolve a criação de um mundo virtual compartilhado, em que as pessoas podem se reunir e interagir de forma online. O conceito se tornou popular por causa dos jogos de realidade virtual e pode ter um impacto significativo nas comunicações empresariais. Organizações estão de olho neste universo virtual, investem nesta estratégia de comunicação e devem dar prioridade à experiência do consumidor para abrir novas possibilidades de contato e interação.
Inteligência Artificial
A tecnologia ganha cada vez mais espaço nas comunicações empresariais. Utilizada pelas organizações na produção de conteúdo, a IA auxilia no desenvolvimento de artigos, roteiros, copys, chatbots, conteúdo de mídia social e envio e-mail marketing, ampliando engajamento e conversão.
Google Analytics 4
Uma das principais tendências para 2023 na área da comunicação é o Google Analytics 4. A ferramenta promete transformar a forma como as empresas coletam e analisam dados. As empresas terão possibilidade de obter insights mais precisos sobre o comportamento dos usuários e tomar decisões baseadas em dados. Também poderão rastrear melhor o ROI de seus investimentos em marketing e comunicação.
Fonte: Comunique-se