De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) afetam profissionais de diversos setores em todo o mundo.
No Brasil, os dados mais recentes foram divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Em 2019, quase 39 mil trabalhadores foram afastados das suas funções por conta de LER/DORT.
Para esclarecer os colaboradores quanto aos sinais de alerta e como reduzir e prevenir LER/DORT, a CRASA realizou sessões de ginástica laboral na sede, em Curitiba/PR, na obra do Consórcio Binário II Porto de Santos.
Na obra, Marcela da Silveira Guimarães, técnica de enfermagem do trabalho da CRASA, explica que a ação foi desenvolvida nos três canteiros de obras do CBPSII e contou com a participação de 148 colaboradores.
A palestra abordou o que é LER/DORT, principais sintomas e sinais, medidas de prevenção e as formas de tratamento. Depois, os colaboradores participaram de aulas de ginástica laboral, um hábito saudável que deve ser incorporado à rotina.