Na noite desta quarta-feira (19.04), o Presidente da ABRH-PR, Gilmar de Andrade, participou da edição deste ano do SEG Compartilhar, em Curitiba. O encontro foi direcionado a técnicos, tecnólogos e engenheiros de segurança do trabalho, profissionais de saúde ocupacional, recursos humanos, departamento pessoal e gestores. A Vice-Presidente da ABRH-PR, Charmoniks Graça, foi uma das palestrantes e abordou o tema “RhHumanizado + Ambiente Seguro”.
Após dar as boas-vindas aos participantes e apresentar os palestrantes, Valério Wagner,
Gestor de Segurança do Trabalho, diretor da PROtécnica Gestão Ocupacional, um dos patrocinadores do evento, disse que a segurança do trabalho tem robusta ligação com o RH. “Precisamos cada vez mais, juntos, pensar as duas áreas – segurança do trabalho e recursos humanos – como estratégicas dentro das organizações”.
Abertura
Gilmar de Andrade, convidado a falar na abertura do SEG Compartilhar, afirmou que “investir no desenvolvimento das pessoas é o principal objetivo da ABRH-PR, e ter a oportunidade de apoiar um evento como este é muito importante”. Pontuou que a Associação trabalha com o propósito de conectar pessoas para transformar as organizações. “Acredito que estamos atuando para que as pessoas façam a diferença dentro de suas empresas, e cada vez mais, temos a certeza de que essa tarefa é inerente a todos as áreas que, juntas, devem buscar desenvolver pessoas e empresas mais saudáveis”, destacou.
RH Humanizado
Em sua apresentação, Charmoniks assegurou que as empresas têm como maior valor o seu capital humano: as pessoas. “Por isso, precisamos cuidar delas, cuidar do ambiente de trabalho. Investir nos seus colaboradores é apostar numa série de benefícios que as levarão ao sucesso organizacional”, acentou. “Tanto a área de saúde e segurança do trabalho quando a gestão de pessoas, que lidam com pessoas, deve enxergar o colaborador de maneira humanizada, desenvolvendo ações estratégicas e também focadas no bem-estar e na qualidade de vida dos funcionários”, salientou.
A Vice-Presidente da ABRH-PR frisou que muitas empresas consideram seus funcionários apenas como números, sem se preocupar com seus problemas, necessidades e sonhos. “Devemos promover ações que cuidem não só da saúde física, mas também do bem-estar mental das pessoas, criando um ambiente propício e confortável, ou seja, um ambiente de trabalho mais humanizado”, ressaltou.
“O que queremos é brilho nos olhos, ver que os colaboradores estão fazendo o que gostam, que estão fazendo bem feito. Cabe lembrar, que o funcionário deve também se sentir acolhido, cuidado e seguro na empresa. Um clima positivo que evite cobranças excessivas, assédio moral e estresse exacerbado”, concluiu.
SEG Compartilhar
O evento ainda contou com palestra de Valério Wagner, que falou sobre “Tributos de SST e o Impacto na Lucratividade da Empresa”; Rubens Patruni Filho, que tratou de “Pontos de Atenção com o GRO e PGR”; e Cézar Eduardo Chaves Norberto, que apresentou dois cases de sucesso na área de SST: “Gestão de treinamentos Normativos via QR CODE e “Implementação do FARR – Formulário de Apontamento e Resolução de Riscos”.