Ana Cardoso

Ana Cardoso é autora de cinco livros, entre eles o best seller A Mamãe é Rock, o guia para a adolescência A Mamãe é Punk e o romance A Mulher que Atravessa a Ponte. Com formação em Jornalismo e mestrado em Sociologia, Ana utiliza sua larga experiência entrevistando pessoas para analisar a sociedade e construir histórias.

Mãe de duas meninas, colunista da Revista Pais&Filhos, quatro vezes palestrante do TEDx e responsável por pesquisas de comportamento para grandes marcas no Brasil, a jornalista acredita que é preciso nos reeducarmos e criarmos filhos com empatia e responsabilidade para podermos pensar num futuro mais humano e feliz.

Palestras:

  • REDE DE APOIO: QUEM É, DO QUE VIVE, O QUE PENSA (assuntos abordados: economia do cuidado, saúde mental, trabalho e criação de filhos) – Se você está lendo esta descrição é porque alguém cuidou de você e te apoiou durante a alfabetização. É provável que até hoje pessoas cuidem de você, da sua casa, da sua família e da sua saúde. Quem são estas pessoas, o que pensam e por que seguem ativas na economia do cuidado, muitas vezes sem receber por isso? Nessa palestra, Ana fala com propriedade sobre gerir a família, cuidar da casa, dos filhos, dos idosos e tentar deixar todos bem. Entenda que setor que é este, que é responsável por 11% do PIB brasileiro e que movimentaria 11 trilhões de dólares, se fosse pago. Todo mundo fala que não seria ninguém sem sua rede de apoio, mas quem sabe dimensionar todo trabalho que está sendo feito de forma invisível na sua casa e na sua vida?
  • A MAMÃE É ROCK (assuntos abordados: culpa materna, falsas simetrias de gênero, geração Z e adolescência) – Ana parte da história de seu livro A Mamãe é Rock para ilustrar as dificuldades e os desafios que as mães enfrentam diariamente em casa e no trabalho. Graças às filhas Anita e Aurora, hoje com 18 e 10 anos, a maternidade é um tema onipresente em sua obra. Defende, com humor e sensibilidade, que as mulheres não precisam ser perfeitas e que toda família sai ganhando com uma mãe menos centralizadora. Afeto, liberdade, limites e consumismo também são abordados.
  • AS MULHERES E O FUTURO DO TRABALHO (assuntos abordados: novos paradigmas no mundo do trabalho, IA, equidade de gênero) – Desde 2004, Ana se debruça sobre as transformações no mundo do trabalho. Recentemente, coordenou junto a designers e publicitários o projeto Back to Humans, onde investigaram os impactos na tecnologia em mais de 30 áreas de trabalho, no Brasil e no mundo. Com base em centenas de entrevistas profundas e em relatórios das maiores instituições nacionais internacionais, o laboratório produziu materiais que nos ajudam a entender o que estão vivendo e como serão os próximos anos, além de apontar as principais habilidades da contemporaneidade, muitas das quais vêm sendo desenvolvidas há décadas pelas mulheres.

Solicite um orçamento