“Papai Noel” perde oportunidade de emprego por não saber ler e é alfabetizado pelo neto
Não conseguir ler nem mesmo o título deste release é a realidade de quase 10 milhões de brasileiros. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que mais da metade das pessoas que não sabem ler e escrever têm 60 anos ou mais. A maioria dessas pessoas sofre preconceito, discriminação e sente vergonha.
Mostrar que o Brasil precisa de professores que invistam na alfabetização de adultos motivou o filme de Natal do Centro Universitário Internacional Uninter este ano. Produzido pela OpusMúltipla, (do Grupo OM Comunicação Integrada), o filme está disponível nas principais plataformas de streaming:
https://www.youtube.com/watch?v=PjOjxpiht24
“No filme de Natal da Uninter, nosso personagem principal é o neto de um Papai Noel. Ele decide fazer Pedagogia para transformar a história dele próprio, mas também a vida de seu avô. Sugiro assistir com um lencinho por perto, porque pode cair lágrima!”, comenta Alexandre Catarino, Diretor de Criação na OpusMúltipla.
“Queremos chamar a atenção para uma situação bastante preocupante no país. Com o avanço da tecnologia, não podemos alijar adultos analfabetos das oportunidades do mercado de trabalho. Sabemos que, além do analfabetismo, o Brasil convive com os alfabetizados funcionais, muitos deles incapazes de operações simples e cotidianas da língua portuguesa e das ciências. O filme emociona e propõe o desafio”, diz o diretor de Marketing da Uninter, Mario Henrique Thomé da Cruz.
O filme conta a história de um idoso que trabalha como Papai Noel todo o fim de ano, mas que foi recusado em uma entrevista de emprego por não conseguir ler as cartinhas das crianças. O neto, sentindo a vergonha do avô, busca a sua formação em Pedagogia para poder alfabetizar o avô e outros vizinhos, na sala de estar da sua casa.
“A inspiração veio do propósito da Uninter de transformar vidas por meio da educação. Acredito que conseguimos mostrar que a educação é capaz de mudar para melhor a vida de quem estuda, impactando a sua trajetória profissional em qualquer idade”, finaliza Mario Henrique.
Ficha técnica
Agência: OpusMúltipla
Cliente: Uninter
Diretor de Estratégia Criativa: Renato Cavalher
Diretor de Criação: Alexandre Catarino
Head de Arte: Eduardo Bueno
Redação: Renato Cavalher
Direção de Arte: Eduardo Bueno
RTV: Bianca Mascarenhas
Atendimento: Dino Camargo, Samarine Vicini e Ana Grevinski
Planejamento: Rodrigo Rodrigues
Produtora do filme: Deiró
Direção de cena: Thiago Artimonte
Produtora de áudio: Slap
Diretor de Fotografia: Bruno Zotto
Aprovação (clientes): Mario Thome da Cruz e Giovani Varella
Sobre o Grupo OM – O Grupo OM Comunicação Integrada é o segundo maior grupo de comunicação independente do Brasil, formado por seis empresas que trabalham de forma sinérgica e integrada, levando as campanhas de nossos clientes ainda mais longe. Dentre as empresas estão: OpusMúltipla (especializada em planejamento de comunicação integrada e na criação de propaganda), Brainbox (consultoria estratégica de marcas e design, com atuação em branding, packaging e retail), HouseCricket (empresa de comunicação dirigida com foco em engajamento), TailorMedia Inteligência de Mídia (especialista em regionalização de mídia), Senso Performance (especializada em mídia de performance) e D’OM (consultoria criativa especializada em soluções de marketing).
O Grupo OM se propõe a elaborar planos de marketing, comunicação e vendas para ajudar no aumento de vendas no curto prazo e no aumento das margens de lucro no longo prazo. Com aproximadamente 300 colaboradores, o Grupo OM faz parte da rede mundial TAAN e atende clientes como Alfa Educação, Athena Saúde, Banco Ourinvest, Banco Senff, Brevant, Casa Nissei, C. Vale, Colégios Sigma, Consórcio Servopa, Continental Pneus, Corteva Agriscience, Cummins, Digital Premium Jornais, DSM, ESA Nacional OAB, Famastil, Formica, Foxlux, Frimesa, Grupo Boticário, Guararapes, Hebron Farmacêutica, Ítalo Supermercados, Jose Cuervo, Klabin, Militec, MSD, Neodent Global, Neorede, O Boticário, Pastilhas Valda, Prata e Arte, Rede D’OR, Schulz, Shopping Mueller, Subway, Sumitomo Rubber do Brasil, Super Dia, Talken, Uninter, Vero Internet e Volvo. Contato: (41) 3362-1919 /http://www.grupoom.com.br