O Projeto de Originação desenvolvido pela UltraCheese – modelo inovador que combina tecnologia e assistência técnica personalizada para otimizar recursos disponíveis nas propriedades rurais – já monitora 594 propriedades e 30 mil vacas.
Criado para melhorar a qualidade da matéria-prima e aproximar ainda mais a indústria dos produtores de leite, o projeto pioneiro da UltraCheese está promovendo o crescimento dos produtores de leite e o desenvolvimento sustentável de toda cadeia leiteira nas regiões onde atua. “Entendemos que os impactos impostos pela economia, especialmente sobre a atividade leiteira, devem ser combatidos de maneira conjunta. Este desafio é tanto da indústria quanto do produtor, por isso estamos ainda mais próximos dos nossos fornecedores para identificar as oportunidades de melhoria. Nosso papel é também o de ajudar o produtor de leite na gestão e nas práticas para aumentar a produtividade e rentabilidade das propriedades. Com esse relacionamento de confiança todos os elos são beneficiados e fomentamos o crescimento mútuo”, diz Fernando Bertoti, Diretor Industrial e de Originação da UltraCheese.
Responsável pela execução do projeto, está uma equipe multidisciplinar, formada por agrônomos, médicos veterinários e técnicos em agropecuária. Além da equipe de profissionais especializados, a UltraCheese, visando atender as necessidades dos produtores, dispõe de Loja Agropecuária e de Máquinas, onde oferece ampla linha de medicamentos e insumos e as melhores marcas de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.
Entre os pontos controlados pelo software estão: sistemas de ordenha, sistema de manejo, genética do rebanho, sistema de resfriamento empregado ou alimentação. As informações são coletadas via aplicativo no celular dos técnicos, lançando as informações no banco de dados. “Isso permite o acesso total à performance da propriedade, ajustando caminhos com foco no aumento da produtividade”, diz Geferson Lucas Capitanio, Gerente de Originação da UltraCheese. A base do sistema é a Visão 360°, onde são observados itens como nutrição, gestão do rebanho, qualidade do leite e reprodução animal. Ou seja, é olhar para o interior da propriedade e das atividades de todo o processo.
Um dado muito importante do projeto é justamente o mapeamento dos fornecedores. “Essa ação gerou um sistema de roteirização, incluindo também as vias rurais nos mapas, permitindo planejar e acompanhar as coletas com maior eficiência. Com isso, reduzimos cerca de 156 mil quilômetros por ano de distância percorrida, evitando a emissão de cerca de 103,8 toneladas de CO² em 2022”, conta Capitanio.
O sistema monitora ainda indicadores como: número de propriedades e de animais, volume de produção por animal, tipo de manejo, controle de dieta dos animais e do ciclo de lactação, consumo mensal de insumos, classificação dos perfis de produtores em categorias, gordura e proteína do leite, contagem bacteriana total, litros de leite por km rodado, taxa de ocupação, densidade dos tanques dos caminhões, rastreabilidade da coleta de leite desde a propriedade até a indústria, programa de valorização da qualidade do leite, bonificação extra na remuneração dos produtores pelos melhores índices de qualidade do leite, orientação e acompanhamento da gestão financeira da propriedade, além de parâmetros socioambientais como gestão de resíduos, Cadastro Ambiental Rural da propriedade (CAR), capacitação dos trabalhadores e uso de EPI’s, entre outros.
Os resultados já começam a aparecer: o rebanho dos produtores parceiros produz em média 20 litros de leite (cada animal por dia), cerca de 210% acima da média nacional. “Isso adia a necessidade do aumento do número de animais, além de evitar a expansão de 2,2 mil hectares para a criação pecuária, contribuindo com a redução de 345 mil metros cúbicos de água consumida”, fala.
“O projeto traz resultados para a companhia e para os produtores. A UltraCheese obtém leite de extrema qualidade, devido ao cuidado com a procedência e rastreabilidade da matéria-prima desde o início do ciclo produtivo. Os produtores ganham mais eficiência, gerando maior produtividade, rentabilidade e sustentabilidade, além de reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, contribuindo com a preservação do meio ambiente”, comemora o CEO da UltraCheese, Edson Martins.