Lançamento da 17ª edição do Relatório de Tendências Tecnológicas do Future Today Institute

11 de março de 2024


Que tal acompanhar ao vivo o lançamento da 17ª edição do Relatório de Tendências Tecnológicas do Future Today Institute? Pois é, nosso time teve essa super oportunidade, ouvindo de pertinho a CEO do FTT, Amy Webb, estrategista do futuro e que conta com 20 anos de bagagem no SXSW.

Em sua fala, Amy traçou um panorama das três principais tecnologias que sofreram um grande salto de 2023 para este ano: IA, os ecossistemas de dispositivos (gadgets) conectados e a biotecnologia. Somados, estes três itens formam o superciclo tecnológico.

Neste cenário, quais seriam os principais dilemas e consequências, que muitas vezes levam os líderes ao chamado FAD: fear (medo), anxiety (ansiedade) e doubt (dúvida)? E que inevitavelmente vão nortear a geração batizada de T (transição), um apanhado de todos seres vivos que engloba as gerações Alpha, Z, X, Millenials e Baby Boomers. Ou seja, os erros e acertos destas escolhas serão sentidos por todos.

Sobre o primeiro tópico – IA –, Amy reforçou a responsabilidade com relação ao uso desta tecnologia, em especial quando se pensam em processos de machine e deep learning, que permitem entender o comportamento humano e até mesmo se antecipar, direcionando o consumidor na sua tomada de decisões.

Ela citou ainda a imensa responsabilidade quanto ao uso de IA e sua proximidade tóxica com as fake news, ou seja, o quão desastrosa a má utilização da tecnologia pode ser para a humanidade.

Se o IA é um motor, o ecossistema de dispositivos (segundo tópico da palestra) seria o combustível. Por isso, a importância de coleta de dados corretos e fidedignos, de forma a embasar ações com ética a responsabilidade.

Neste contexto, a estrategista citou óculos como o Apple Vision Pro como a bola da vez. Vale aqui um alerta: lembremos que este tipo de gadget foi criado para extrair e compilar dados de onde até então não era possível. Ou seja, em breve os computadores entenderão nossos anseios antes de nós mesmos, permitindo, inclusive, passar a uma nova etapa na era do consumo e aumentar a desigualdade social e econômica.

 

Por fim, ela reforçou a importância da cooperação entre as áreas de saúde e tecnologia, de forma a potencializar a coleta e análise de dados, afim de evitar o platô que se vislumbra no horizonte quanto a esta área.

*** A equipe da Hotmilk está Austin, Texas no SXSW 2024

 

 

 

 

 

Contato