A liberdade de escolhas alimentares e o compromisso com a saúde, sustentabilidade e inovação gastronômica conduziram a Curitiba Restaurant Week a celebrar sua 27ª edição com uma “Revolução Vegetariana”, temática do festival que acontece na capital paranaense até 30 de junho.
A ideia é oferecer menus com novas texturas, sabores e combinações, proporcionando uma experiência gastronômica que desafia os sentidos e expande horizontes culinários. Assim, os clientes têm a oportunidade de incluir no seu pedido uma terceira opção vegetariana, seja na entrada ou no prato principal.
Durante o festival, os restaurantes participantes oferecerão menus especiais com valores fixos, garantindo uma experiência única e acessível para todos os apreciadores da boa comida. Serão disponibilizadas quatro categorias: Tradicional (R$54,90 almoço e R$69,90 jantar), Plus (R$68,90 almoço e R$89,90 jantar), Premium (R$89,00 almoço e R$109,00 jantar) e Diamond (R$ 109,00 no almoço e R$ 149,00 jantar).
Limoeiro Casa de Comidas
Polenta frita do Limoeiro. Foto: Cristiano Albano
Entre os restaurantes que se destacam com as opções vegetarianas está o Limoeiro Casa de Comidas, que surpreende pela diversidade de ingredientes e temperos. Para a Curitiba Restaurante Week, a casa traz uma opção reconfortante de entrada: Polenta Frita. “A polenta é cheia de história e tradição, com origem no Norte da Itália. Apreciada de forma praticamente unânime, é um símbolo de identidade cultural cheia de memórias afetivas”, conta o proprietário, Divaldo Maciel.
Como prato principal vegetariano, é oferecido o Vareniky. A tradicional massa ucraniana é recheada com purê de batata, ricota, cebola tostada finalizada com molho de nata e cebola frita. “Uma receita muito especial para a nossa chef Vania Krekniski, pois faz parte da sua história e representa de forma muito significativa a face da gastronomia de Curitiba, que é fortemente influenciada pelas etnias europeias, nesse caso, da Ucrânia”, acentua Maciel. Av. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 669 Cristo Rei – (41) 3093-5392 – Almoço: R$ 89,00 – @limoeiro.casa.de.comidas .
GyozaBar e Tuk Tuk
“A prática do vegetarianismo é pertencente às tradições regionais de alguns locais do Japão, Índia e Tailândia. É por isso que os restaurantes GyozaBar e Tuk Tuk disponibilizam essas opções, sabendo da sua representatividade cultural pertencente à gastronomia e ao hábito alimentar destes países”, conta João Michel de Lima, gestor das duas unidades.
O GyozaBar mantém a produção artesanal de alguns insumos, atendendo ao público vegetariano com originalidade e mantendo a tradição japonesa. Para o festival, o restaurante inseriu no cardápio como prato principal vegetariano o tradicional Yakisoba japonês, com produção artesanal e uma das opções mais bem avaliadas pelos clientes no cardápio da casa.
O prato contém macarrão frito com legumes e tofu com molho à moda da casa. Na entrada, o Harumaki vegano, rolinho primavera de legumes e cogumelos com pimenta de abacaxi ou o Harumaki de queijo, rolinho primavera de queijo com pimenta de abacaxi. Na sobremesa está o Panna Cotta Vegana com calda de frutas vermelhas. Os pratos estão disponíveis tanto no almoço quanto no jantar.
Já o Tuktuk apresenta como prato principal do almoço e do jantar o Pad Thai, tradicional na Tailândia feito a base de macarrão tailandês de arroz frito com tofu, legumes e cogumelos, com molho adocicado à base de tamarindo e finalizados com toque de amendoins e cebolinha. Rua Camões, 1122 – Hugo Lange – 41992330777- Almoço: R$ 68,90 e Jantar R$ 89,90 – @gyozabar_br e @tuktuk.br .
Bardo Company
Pensando em surpreender os clientes da Curitiba Restaurant Week, o Bardo Company inseriu em seu cardápio dois pratos especiais: a Francesinha Vegetariana e o Bolinho de Bacalhau Vegetariano.
José Mendes, proprietário do restaurante, explica que a Francesinha Vegetariana, originalmente um sanduíche que leva carne em toda sua composição, agora está disponível em uma versão vegana. “A receita leva um molho levemente picante e doce como a grande estrela de sabor. Inclui pão, tofu defumado, hambúrguer de grão de bico, linguiça de plantas, ovo e queijo mussarela”, conta.
O Bolinho de Bacalhau reinventado é feito à base de palmito desfiado, com sabores que lembram Portugal. “Um blend de ervas e temperos proporciona ao público a experiência de um bolinho de bacalhau com uma pegada portuguesa e inclusiva”, ressalta.
A construção e a elaboração dos pratos tiveram como pilar a inclusão do público vegetariano e de diferentes estilos de alimentação, com referências na gastronomia portuguesa. “Nós temos um olhar de muito carinho para com a gastronomia. Entendemos que todos devem ter a oportunidade de desfrutar de sabores e texturas incríveis, independentemente do estilo de alimentação”, pontua. Rua Francisco Rocha, 1918 Bigorrilho – 41 99603-3657 – Almoço: R$ 54,90 e Jantar: R$ 69,90 – @bardo.company .
Ação Social
Durante a Curitiba Restaurant Week, os clientes poderão contribuir e doar R$ 2 por menu, destinados ao Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. (chave de pix da entidade: creceber@pequenocotolengo.org.br). A doação pode ser feita diretamente para a instituição através do cardápio em QR Code disponibilizado nas mesas dos restaurantes. Conheça mais sobre a instituição beneficiada nesta edição em @pequenocotolengo ou https://www.pequenocotolengo.org.br.
Restaurantes Participantes
A Sacristia, Adega San Vicente, Anarco Empório e Restaurante – Batel, Avenida Paulista – Centro, Bardo Company, Cantina do Délio – Batel, Cantina do Délio – Itupava, Cenacolo, Chez Margot, Chiffon Cake, Donna Taça, Gyozabar, Ibérico – Ecoville, Ibérico Gastronomia – Água Verde, Ibérico Pequeño Cabral, Ícaro Greek Food, Limoeiro Casa de Comidas, Luponero, Mia Trattoria, Nonna Fiorentino, Olaria do Parque, Paco Cocina y Bar, Paris 6 Batel, Pescara Cucina Italiana, Pimenta Brasserie, QCeviche! Curitiba, Saanga, Scavollo – Bigorrilho, Spaccio Rar – Curitiba, Thai Restaurante Thailandês e Tuk Tuk.
CTA: Confira todos os restaurantes participantes
Sobre a Brasil Restaurant Week: Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. O objetivo é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo esse mercado em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Serviço: 27ª Curitiba Restaurant Week
Quando: Até 30/06
Para conhecer os restaurantes e menus participantes, acesse restaurantweek.com.br
Fique por dentro das novidades, siga: @restaurantweekbrasil
Informações para a imprensa – Básica Comunicações
Daniela Licht – daniela@basicacomunicacoes.com.br
(41) 9 9228-9577