Fomentar novos negócios e parcerias entre os associados e o mercado externo. Este é o foco do Café das Nações, evento promovido pelo Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter) da Associação Comercial do Paraná (ACP) em parceria com o jornal Diário Indústria & Comércio. Tradicionalmente realizado pelo jornal, a ACP passou a promover o Café neste ano e, na edição de junho (realizada nesta quarta-feira / 12), propôs um novo formato, com a participação das Câmaras de Comércio, além dos cônsules convidados. Neste Café foram destaque as Câmaras de Comércio Brasil-China (CCBRC) e a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ).
Representando o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, o vice-presidente Antoninho Caron cumprimentou os presentes, destacando a importância dos negócios internacionais. “É com entusiasmo que recebemos vocês nesta data. Fazendo uma alusão ao Dia dos Namorados, digo que precisamos nos enamorar pelos nossos ideais, pelas causas e nossas convicções. É por isso que estamos trabalhando para destacar a importância dos negócios internacionais para nossos associados”, afirmou.
O coordenador do Coninter, Monroe Olsen, salientou a importância deste novo modelo. “Além de contar com os cônsules, contamos com a presença das Câmaras de Comércio, para que saiamos daqui com oportunidades de negócios. Queremos facilitar o comércio exterior, identificar oportunidades e promover rodadas de negócios para nossos associados”, destacou, lembrando que recentemente foi firmado um acordo de cooperação entre a ACP e a Câmara Brasil-Japão.
Interesse no Brasil
O cônsul-geral adjunto do Japão Rei Oiwa, lembrou da relação antiga entre Brasil e Japão e dos mais de 110 anos de imigração japonesa. “O Governo do Japão está trabalhando para fortalecer a relação econômica entre os dois países. Hoje, temos 600 empresas de capital japonês atuando no Brasil e queremos aumentar esse número. O Governo japonês tem olhado para o Paraná, que é a segunda maior colônia japonesa do Brasil e já temos algumas empresas se instalando em Ponta Grossa”, disse Rei Oiwa. O presidente da CCIBJ, Arata Hara, também esteve presente no Café das Nações entre outros membros da Câmara.
O presidente da CCBRC, Chiu Po Cheng, falou sobre a importância de quebrar as barreiras culturais. “A China teve pouca imigração para o Brasil e possui cerca de 50 anos de relação diplomática com o país. Sempre quisemos vir para o Brasil e a chegada da BYD abriu as portas para outras empresas. Nosso foco é ajudar os exportadores chineses e brasileiros e o grande diferencial do Brasil é que podemos trabalhar juntos China, Japão, Ucrânia, Alemanha, o que em outras partes do mundo não acontece”, pontuou Cheng, que há 45 anos mora em Curitiba.
Representando o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Eduardo Godoy, apresentou alguns dados bilaterais sobre o comércio entre o Paraná, China e Japão. Segundo ele, a China é o principal destino da soja embarcada no Porto de Paranaguá, e o Paraná é o 6º Estado no ranking nacional que mais exporta para o Japão. Trata-se, ainda, o 4º Estado que mais importa do país asiático.
Participação expressiva
O coordenador do Instituto ACP para Inovação, Itamir Viola, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para participar do Connect Week, evento de inovação que conta com o apoio da ACP e que será realizado de 14 a 23 de Junho em toda a malha urbana da capital. “É um festival de inovação com mais de 100 eventos simultâneos, em 10 dias com a participação de pessoas de todo o país. O Paraná tem um projeto para se tornar o Estado mais inovador do Brasil e estamos trabalhando para incentivar essa cultura de inovação que já vimos em outros países como Japão e China”, afirmou Viola.
O Café das Nações contou com presença de Lara Rodrigues, representando as Relações Internacionais do Governo do Paraná; Gabriela Bassil, representando as Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba; com a presença do ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira, coordenador do Conselho do Barão do Serro Azul na ACP; da diretora do Indústria e Comércio Irene Martins; do ex-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Nelson Gomez; dos cônsules de países como Costa Rica, Luxemburgo, Romênia, Espanha, Portugal, México e Câmara Brasil-Itália, entre outros.