Workshop aborda o WhatsApp Business, ferramenta que está transformando a forma de vender e conectar com clientes

3 de setembro de 2024


A coordenadora do Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP) e vice-presidente Albanir Fracaro abriu o workshop “WhatsApp Business: como vender mais usando a ferramenta completa”. O evento aconteceu na noite de terça-feira (27.08), na sede da ACP, e foi conduzido por Rosângela Kotviski, empreendedora, graduada em Gestão Comercial e E-commerce.

 

Ao agradecer a todos pela presença, Albanir destacou a satisfação de ver o auditório lotado. “Isso significa que estamos trazendo uma palestra interessante para nossos associados”, disse, aproveitando a ocasião para resumir as ações desenvolvidas pela ACP e pela CME. “Nosso trabalho é realizar atividades voltadas a fortalecer o empreendedorismo e o negócios dos associados”, afirmou.

 

Ferramenta poderosa

 

Rosângela contou que trabalhava em uma escola de cursos para corretor de imóveis e sentia a necessidade de trabalhar home office e se aproximar mais do cliente. Na ocasião, conheceu o WhatsApp e passou a estudar e a pesquisar como funcionava. Com o tempo, migrou para a versão WhatsApp Business como ferramenta para aprimorar o relacionamento com os clientes. “Fui aperfeiçoando a utilização e criei um método, que venho difundindo em palestras, treinamentos e workshops, desde 2020. Atualmente, sou considerada no mercado imobiliário como especialista em WhatsApp Business”, observou. “Tenho 8,5 mil contatos e registro cerca de 24 mil visualizações por dia”, pontuou.

 

Ela revelou que recente pesquisa do NPS (Net Promoter Score), que monitora a experiência e a satisfação do cliente, aponta que o Brasil possui 147 milhões de usuários de WhatsApp Business e que utilizam como ferramenta para atender cliente, impulsionar vendas e otimizar a gestão dos negócios. “O aplicativo é uma poderosa ferramenta para empresas de todos os portes e nichos”, defendeu, fazendo um alerta: “mas não estamos falando apenas de vendas, e sim de conexão e relacionamento”.

 

Para ela, o aplicativo não é um simples canal de mensagens. “Ele conta com recursos dedicados a criar um atendimento eficiente e personalizado, se consolidando como uma solução que ajuda os empresários e empreendedores na divulgação, prospecção, comunicação e acompanhamento de clientes, produtos e serviços”, resumiu.

 

Funcionalidades

 

Mentora do curso de Empreendedorismo no Vale do Pinhão, Rosângela ressaltou que o aplicativo permite formas estratégicas de se comunicar com os clientes. No evento, ela detalhou as ferramentas e explicou na prática as funcionalidades e como inserir as informações em cada uma, como, por exemplo, perfil comercial, etiquetas, transmissões, catálogo de produtos e serviços, respostas rápidas, automação de mensagens, integração com soluções de pagamento. “As ferramentas simplificam e ampliam a interação com os clientes”, pontuou.

 

Por experiência pessoal e profissional, Rosângela enfatizou que, quem escolhe a versão business do WhatsApp ‘está trocando um Fusca por uma Ferrari’. Como recomendação aos presentes, sugeriu a criação de um perfil comercial que mostre as especialidades individuais. “Ele é o seu cartão de visita e uma mina de ouro. O catálogo bem construído, por sua vez, pode se tornar um marketplace dentro do celular. Escutem e publiquem provas sociais e depoimentos de clientes. Estudem seu negócio”, concluiu.

 

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