Nesta quarta-feira (11/11), das 10h às 12h, representantes do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociência) farão uma peregrinação pelos corredores da Assembleia Legislativa do Paraná para apresentar aos 54 deputados o conceito do programa Agenda Parlamentar, mostrar um diagnóstico dos problemas e demandas de 30 municípios do Estado e soluções viáveis a curto e médio prazo.
A ação representa o fechamento anual da Agenda Parlamentar, trabalho realizado pelo CREA há oito meses em conjunto com as entidades de classe paranaenses, que visa a aproximação dos profissionais das áreas tecnológicas com o poder público e de colaboração com as gestões municipais. “É um ato de cidadania e apartidário. Não é possível que sejamos omissos. Precisamos nos envolver nas discussões e devolver à sociedade o conhecimento que adquirimos na academia”, afirma o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Júnior.
O programa consiste na elaboração de um diagnóstico do município, feito pelos profissionais ligados às entidades. Com base neste diagnóstico, são formatadas propostas que visam o desenvolvimento municipal e a melhoria da qualidade de vida da população. As propostas contemplam, em sua maioria, assuntos ligados às áreas da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências, e foram divididas em três grandes diretrizes programáticas: cidade, cidadania e sustentabilidade.
Entre algumas das soluções que surgiram ao longo do trabalho estão: elaboração de um plano de acessibilidade e adequação dos passeios públicos em Marechal Cândido Rondon, a revisão do plano viário de Toledo, a construção do anel viário de Cascavel (Contorno Norte), fazendo a ligação da BR 467 com a BR 369 e a BR 277, um plano comunitário de recuperação e manutenção em estradas rurais com reaproveitamento de resíduos da construção civil para acesso às propriedades rurais de Maringá, a numeração das residências e identificação das ruas nos municípios do litoral e a destinação de resíduos orgânicos, separação, aterros sanitários, coletas seletivas e sua disposição final em Curitiba.
Processo
No dia em que acontecem as ações da Agenda Parlamentar o material é entregue aos representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e lideranças dos municípios e discutido com toda a população em audiência pública. “Este se tornou um instrumento vital para mostrar à sociedade o quanto as nossas profissões são fundamentais no processo de construção de cidades melhores”, diz Cabrini.
O trabalho realizado até agora mostra uma grande participação tanto das autoridades quanto da população. “Este é um sinal de que estamos no caminho certo e de que este trabalho deve ser continuado”, afirma o administrador Claudemir Marcos Prattes, coordenador do programa.
Após as visitas aos gabinetes, o CREA-PR participará às 14h do grande expediente da Assembleia. “Será uma contribuição técnica de grande valia na concepção dos planos de governo”, finaliza Prattes.