As redes sociais passaram a ser uma ferramenta de relacionamento e aproximação entre empresas e clientes, deixando para trás o rótulo de território apenas para conversas e conquista de novos amigos. Especialistas apontam que 59 milhões de brasileiros permanecem mensalmente 24 horas conectados ao ciberespaço e cerca de 90% dos “consumidores 2.0”, como são chamados, interagem nas redes sociais.
Pensando nessa tendência e de olho na expansão de seus negócios, a MadeiraMadeira (www.madeiramadeira.com.br), primeira loja virtual especializada em pisos e revestimentos do país, está intensificando suas ações na internet. A criação de uma comunidade no Orkut e o desenvolvimento de um blog (www.madeiramadeirablog.com.br) são os mais recentes investimentos em mídias sociais do portal, que já tem perfil no Twitter (www.twitter.com/madeiramadeira) e no YouTube (www.youtube.com/MadeiraMadeiraCanal).
Os espaços sociais na internet são peças importantes para as empresas com venda online, não apenas no comércio direto, onde o consumidor acessa a rede e a mídia direciona o internauta para o site da loja, mas, sobretudo, na construção da marca. “Montamos um departamento formado por analistas de redes sociais com profissionais capazes para gerar conteúdo de qualidade e desenvolver estratégias”, comenta Ricardo Cabianca, diretor de marketing e novos negócios da WB4B/C’ Negócios Online.
O diálogo aberto e de fácil acesso entre a empresa e o consumidor proporciona transparência e quanto mais dados o cliente tiver sobre a loja, seus produtos, a qualidade dos serviços prestados e a opinião de outros internautas, melhor o relacionamento com a marca. Para Cabianca, “não basta apenas gerar conteúdo, é necessário estudar o comportamento do consumidor, quais são suas necessidades e estar atento a demanda”.
Universo virtual
A decisão da inclusão da loja nos ambientes das redes sociais aconteceu após a realização de um estudo sobre como estes canais seriam utilizados, bem como o monitoramento da marca em toda a internet. Segundo Cabianca, “as mídias virtuais não serão utilizadas apenas para a comercialização de produtos, uma vez que o site MadeiraMadeira leva aos usuários conteúdo de qualidade, na forma de informações sobre decoração, construção, arquitetura, promoções e lançamentos”.
Nem sempre o investimento em redes sociais traz um retorno mensurável, mas quando a comunicação é bem dirigida ao seu público-alvo, volta principalmente na forma de benefícios à imagem da empresa. “O Twitter está se mostrando uma forte opção para ações promocionais e divulgação de nossos serviços. Com o tempo terá participação expressiva no resultado direto das vendas”, observa.
A operação online da MadeiraMadeira é gerenciada pela WB4B/C’ Negócios Online. Há 10 anos no mercado, a empresa é responsável pelas estratégias de marketing, de produtos para as redes sociais, além de toda a estrutura de tecnologia, inclusive a plataforma de e-commerce do portal. A MadeiraMadeira possui mais de 1.870 produtos cadastrados e oferece também o simulador virtual de ambientes com mais de 4,8 mil combinações, considerado o maior e mais completo do país. Mais informações: www.madeiramadeira.com.br