O Poder das Marcas

28 de julho de 2010


Há milhares de anos, o ser humano se pergunta sobre qual ou quais seriam os fatores que determinariam o sucesso, o poder, a riqueza de Nações, Empresas e Pessoas. Além de provavelmente não existir uma resposta única ou uma “fórmula do bolo”, o poder tem sido controlado de diferentes formas ao longo do tempo e da evolução.

Ao longo dos milhares de anos de nossa história, assistimos a períodos em que o poder era concentrado por países que detinham: os melhores e maiores exércitos (período em que reinaram os Gregos, Persas, Romanos e tantos outros povos), os melhores armamentos (uso de Elefantes e Tanques de Guerra), as maiores Colônias (Espanhóis, Portugueses, Ingleses, etc.) e maior quantidade de metais (metalismo).

Mais recentemente, o poder pertenceu aos países e empresas com maior industrialização, fenômeno que já não justifica ou explica o maior poder ou riqueza. Nos EUA, o país mais rico do mundo, a composição do PIB envolve 78% de Serviços, 21% de Indústria e apenas 1% de Agropecuária. No Brasil, a composição do PIB apresenta Serviços com 65%, Indústria com 29% e Serviços com 6%.

Atualmente, os países mais ricos e poderosos do mundo são:

País                                                    PIB (bilhões de USD – 2009)

1          Estados Unidos                                   14,266

2          Japão                                                      5,048

3          China                                                      4,757

4          Alemanha                                              3,235

5          França                                                    2,634

6          Reino Unido                                          2,198

7          Itália                                                      2,089

8          Brasil                                                     1,481

9          Espanha                                                 1,438

União Européia                                                16,905

Mundo                                                             54,584

Fonte: F.M.I.

O que salta aos olhos, é que os países e empresas mais ricos são justamente aqueles que detêm as melhores e maiores marcas do mundo. O imenso e inédito poderio Norte Americano facilmente comprova esta tese na medida em que mais da metade das maiores marcas do mundo são daquele país. Também há uma correlação direta entre a riqueza dos países e de suas marcas.

Top Ten Brands in 2009 – Bilhões de dólares

1. Coca-Cola

68,734 ($m)           EUA

2. IBM

60,211 ($m)           EUA

3. Microsoft

56,647 ($m)           EUA

4. GE

47,777 ($m)           EUA

5. Nokia

34,864 ($m)       FINLÂNDIA

6. McDonald’s

32,275 ($m)            EUA

7. Google

31,980 ($m)            EUA

8. Toyota

31,330 ($m)          JAPÃO

9. Intel

30,636 ($m)            EUA

10. Disney

28,447 ($m)            EUA

Fonte: Interbrand & Business Week – acesse a lista completa em www.interbrand.com

O valor da marca tem uma relação direta com o desempenho e com a percepção que as pessoas têm sobre as empresas. Reestruturada, a IBM só faz seu valor de marca crescer, fenômeno similar ao verificado com o Google e outras novas empresas, cujas marcas chegam a valorizar incríveis 40% ao ano.

E enquanto todos os maiores países do mundo por PIB são os detentores das maiores marcas, o Brasil ainda conta com empresas com atuação restrita ao continente sul americano ou com marcas que não são conhecidas em todo o mundo. E NÃO HÁ NENHUMA MARCA BRASILEIRA ENTRE AS 200 MAIS VALIOSAS DO MUNDO, fenômeno que ainda não está em vias de mudar na medida em que, por exemplo, registramos apenas 600 patentes ao ano – contra 10.000 nos EUA.

A boa notícia é que começamos a criar marcas conhecidas em todo o mundo, tentando nos aproximar das fenomenais Coréia do Sul (Hyunday, LG, Sansung, ASIA, etc.), Espanha (Telefônica, Santander, Zara, etc.) e outras pin up´s no mundo das marcas. O ranking das marcas nacionais demonstra o quanto ainda há que se fazer para sua valorização.

Rank

Marca

Valor da Marca

Milhões de R$

Rank

Marca

Valor da Marca

Milhões de R$

1

Itaú

20.651

14

Cyrela

545

2

Bradesco

12.381

15

Oi (*)

472

3

Petrobrás

10.805

16

Brasken

449

4

Banco do Brasil

10.497

17

TAM

347

5

Skol

6.593

18

NET

294

6

Natura

4.652

19

Marisa

196

7

Brhama

3.607

20

Hering

144

8

Antarctica

1.753

21

Gafisa

129

9

Vivo (*)

1.468

22

Havaianas

113

10

Renner

780

23

GOL

108

11

Embratel

730

24

Positivo

103

12

Banrisul

645

25

Lopes

87

13

Lojas Americanas

601

Fonte: Interbrand & Business Week

(*) Empresa controlada por multinacional.

Comprovada a relação direta entre a riqueza das Nações e de Empresas com o valor de suas marcas, não se pode deixar de lado o mesmo conceito aplicado à vida das pessoas. E efetivamente, nosso nome (marca pessoal) pode e deve usar os mesmos princípios de construção de marcas utilizados por empresas. Afinal, alguém já viu Einsten ou Bill Gates serem chamados, respectivamente, de Einstensinho e Bilzinho?

***Gerson L. Gantzel é consultor e professor da ESIC Business & Marketing School.

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