Setor de serviços adota horários alternativos

11 de agosto de 2010


Os hábitos dos consumidores são os responsáveis pelas mudanças no perfil de funcionamento das empresas. Uma prova disso é a tendência de flexibilizar os horários de atendimento, prática já comum no comércio, principalmente próximo às datas comemorativas, porém, uma novidade no ramo de serviços. Passou a ser habitual encontrar farmácias, supermercados, panificadoras e laboratórios de análise dando expediente até mais tarde ou durante o final de semana, conseqüência direta do padrão estabelecido pelos clientes, que exigem horários alternativos compatíveis com as suas necessidades.

Adepto a essa tendência, o empresário Raphael Manzoni adotou em sua empresa, a gráfica Imprima Fácil, horários diferenciados, durante a semana atende ao público até às 23h e abre as portas também aos finais de semana. “O fenômeno consumista e as exigências da sociedade moderna são irreversíveis, hoje em dia, o ato de comprar concorre com o lazer. Por isso, as empresas devem adequar o seu funcionamento com a demanda, que procura cada vez mais opções alternativas de horários”, explica Manzoni, que revela a importância de um planejamento minucioso ao investir no atendimento com horários diferenciados. “Os custos aumentam em 100% e o retorno deve ser em em três anos para valer a pena”, diz.

Exemplos de conveniência

O produtor gráfico Rodolfo Silva é assíduo consumidor da Imprima Fácil e aprova essa mudança, inédita no mercado gráfico. “A questão de ter algumas horas a mais na elaboração de projetos tem sido fundamental, antes eu tinha que enviar meus arquivos até às 18h e muitas vezes não conseguia cumprir certos prazos. Hoje em dia podemos surpreender nossos clientes em relação ao tempo e à qualidade”, afirma. Quem compartilha dessa opinião é a empresária Daniela Licht, mas por motivos mais pessoais. Prestes a celebrar o aniversário de um ano do filho, ela encontrou na gráfica a parceria ideal para imprimir os convites personalizados, de última hora. “É uma agilidade necessária, correndo o dia todo, com criança pequena, só sobram os finais de semana para me dedicar a isso. Foi decisivo saber que poderia fazer os convites enquanto passeava pelo shopping, de forma rápida e eficiente”, declara.

A falta de tempo interfere na vida e na produtividade das pessoas, muitas empresas também testam o sentido inverso do negócio, com a proposta de trabalho em horários flexíveis. É o caso de funcionários que adotam turnos elásticos, podendo cumprir a carga horária com mais autonomia. “Os empresários sabem que para sobreviver ao mercado é preciso inventar novos modelos de gestão, com foco nos dois públicos: o externo e o interno”, finaliza Manzoni.

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