Certificação de qualidade garante benefícios e é diferencial no segmento da construção civil

5 de abril de 2017


Foto Aline

Para o segmento da construção civil, aderir ao PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat representa uma modernização produtiva e, em longo prazo, significa criar soluções baratas e de qualidade para a redução do déficit habitacional no país. Além da melhoria contínua nos processos e no produto final, um leque de novas oportunidades se abre para as empresas, como, por exemplo, o financiamento em instituições de crédito públicas e privadas, benefícios junto ao BNDES, habilitação em licitações públicas e a participação no programa “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal.

Aline Maksymowicz, sócia da ATR Incorporadora (foto), com sede em São José dos Pinhais (PR), ressalta as vantagens atreladas à implantação de um sistema de gestão da qualidade. “Com um sistema eficaz, é possível estabelecer padrões de qualidade nos empreendimentos, reduzir os custos, otimizar os recursos, formar e requalificar a mão-de-obra, aumentar o nível de organização interna e o controle da administração e a produtividade”, detalha.

Recentemente, a ATR recebeu o Tecpar Cert – Certificação de Sistemas de Gestão e Produtos concedido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. A certificação, autorizada pela Comissão Nacional do PBQP-H e Inmetro, atesta a conformidade do sistema de qualidade com os requisitos do SiAC- Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil. Aline, responsável pela implantação do sistema na ATR, observa que a marca Tecpar Cert é uma das principais certificadoras do sul do país e o nome de maior credibilidade no Paraná. “Não buscávamos apenas o certificado, mas uma real aprovação do nosso sistema da qualidade”, assinala, lembrando que a empresa conquistou o Certificado de Conformidade Nível “A”, o nível máximo de certificação em uma escala de quatro níveis.

Para que este referencial normativo seja atendido, a empresa precisa implementar e manter com êxito requisitos como o controle de documentos e registros, análise crítica, gestão de recursos, medição e monitoramento, satisfação do cliente e melhoria contínua.  “O grande objetivo da implantação do SGQ é contribuir para a satisfação do cliente e para evolução da qualidade, produtividade e sustentabilidade”, resume Aline.

Implantação passo a passo

O processo de implantação do sistema de qualidade começou com a assistência e o acompanhamento de uma consultora técnica de negócios do Senai, contratada para dar suporte durante o processo. Com o auxílio da consultora, foram constatados os procedimentos necessários para execução nos diversos níveis da organização e determinada a sequência e a interação destes processos com outras atividades, realizando um diagnóstico com relação aos itens e requisitos do SiAC –Nível A.

“Foi elaborado, então, um cronograma seguindo estes requisitos para conduzir os trabalhos, onde foram detalhados todos os passos e os prazos para a implantação do Programa”, acentua Aline. A partir deste cronograma, o programa foi exposto aos funcionários, com a finalidade de sensibilizar e mobilizar todos os participantes envolvidos no processo de adesão, e de apresentar as diretrizes básicas para a sequência de atividades que foram propostas.

A implantação durou aproximadamente um ano. Neste período, todos os envolvidos passaram por diversos treinamentos e a empresa por uma série de aperfeiçoamentos. “Foram elaborados procedimentos e registros (técnicos e operacionais) e um manual da qualidade que contempla a política, as diretrizes, as atribuições, as responsabilidades e os procedimentos adotados para a execução de todas as atividades, bem como as formas de controle”, testemunha a sócia da ATR Incorporadora.

Uma vez implantado o SGQ e funcionando de forma satisfatória, foi realizada a auditoria interna no escritório e na obra do Edifício Buenos Aires, seguida das duas fases da auditoria externa realizada pelo Tecpar, que culminou na conquista do certificado de qualidade da empresa ATR Incorporadora.

“Tal conquista terá relevante impacto positivo na qualidade dos próximos empreendimentos da ATR Incorporadora, os edifícios Valparaíso e Urban7, que, assim como o edifício Buenos Aires, contarão com o SGQ para o gerenciamento e aprimoramento da obra”, esclarece Aline. Ela adianta que, uma vez implantado com êxito o SGQ através do PBQP-h, estão nos planos da ATR Incorporadora as certificações de cunho ambiental, como a ISO 14001 e a certificação Leed (principal selo de construção sustentável do Brasil).

Aline destaca que a implantação do SGQ é apenas o início de uma estratégia para tornar a empresa mais competitiva e conquistar novos mercados. “A adoção de qualquer estratégia competitiva tem suas dificuldades, mas são indiscutíveis os benefícios internos e externos que esta certificação trouxe para a ATR Incorporadora”, conclui.

Contato