A Zellux, empresa suíça de serviços financeiros privados com correspondentes em 12 países, desembarca no Brasil com a proposta de atender as instituições que não possuem bandeira de cartão de pagamento (aproximadamente 225 companhias), oferecendo uma participação no faturamento proveniente das operações efetuadas com o “dinheiro de plástico”.
“Nossa expectativa é atender este nicho do mercado em três anos”, explica Walter Queiroz, diretor presidente da Parsec Sistema e Administração de Pagamentos Eletrônicos Ltda, empresa brasileira licenciada pela Zellux para a emissão dos cartões. “Esta será a primeira operação concreta no Brasil. O conceito é oferecer uma alternativa aos cartões de crédito tradicionais, para em seguida, após conquistarmos a confiança do mercado nacional, implementarmos os demais produtos e serviços da Zellux”, diz, lembrando que a empresa é focada principalmente em operações envolvendo o mercado eletrônico de pagamentos.
“A expansão da economia do Brasil é o universo ideal para colocar em prática o plano de ação da empresa já que grande parte da da população ainda não utiliza cartão de crédito, ou seja, é um mercado potencial de milhões de usuários”, fala Queiroz, que já cita como clientes duas importantes redes supermercadistas nacionais, a Supercados Bergamais (de Domingos Bergamini, vice-presidente da APAS-Associação Paulista de Supermercados) e o Supermercado Nagumo (com lojas em São Paulo, Santo André, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Poá, Suzano e Taubaté).
Fundada em 2005 em Zurich, na Suíça, a Zellux tem atuação em diversos países da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina. No Brasil há quase um ano, começa o trabalho efetivo somente agora, após passar por uma adequação à legislação local, formatando seu modelo de negócio à cultura brasileira. A operação-Brasil será supervisionada por um Conselho Administrativo baseado na Suíça.
De acordo com Queiroz, o volume de consumo aumentou a exigência de facilidades nos meios de pagamento, por isso a Zellux entende que este é o primeiro passo de uma operação que tem o potencial de revolucionar o mercado nacional de consumo. “Queremos posicionar a Zellux como uma companhia que mescla a tradição suíça com a mentalidade jovem demandada pelo mercado internacional. Em seguida lançaremos nosso grande produto, que está inserido no sistema de pagamentos online”, finaliza Queiroz, mostrando que está alinhado com a fase de transição pela qual passa o e-commerce, que enaltece iniciativas de empresas que oferecem soluções para facilitar a venda por meios digitais. Mais informações: www.zellux.com.br