A Genética em prol da Justiça

5 de outubro de 2020


A quarta Forensics Live que aconteceu ontem (01/10), ao vivo, pelo Instagram podia até ter outro tema: “Apaixonadas por genética”. Isso porque a anfitriã da noite, a Perita Criminal Federal Meiga Menezes (Coordenadora Geral da IF2021) e a convidada de honra Sandra Maria dos Santos – perita Criminal especialista em genética forenses e Coordenadora da Conferência de Genética Forense da IF2021 não economizaram adjetivos para uma das trilhas mais tradicionais e esperadas do InterForensics.

 

Meiga Menezes abriu o bate papo já contando que as inscrições do InterForensics 2021 serão abertas agora em novembro. Então fique atendo aos canais digitas do evento para não perder sua vaga. Outra surpresa foi a realização de um sorteio. Após o fim da live, foram sorteados também ao vivo pelo Instagram da InterForensics três (03) inscrições para o 1° Congresso Online de Genética Forense @congressogeneticaforense, que acontecerá de 23 a 25 de outubro de 2020, com 80h de certificado. Uma parceria da IF2021 com o Forensic Genetics Investigation – FGI, Instituto INFOR e Instituto Proence.

 

Segundo Meiga, “Sandra é muito conhecida e muito querida no meio forense, sendo até vista por muitas mulheres como inspiração profissional”. Hoje, a perita é a dirigente máxima de Perícia de Pernambuco. “A trilha de Genética é muito tradicional no InterForensics, ela faz parte do evento desde a sua primeira edição. Eventos com o nosso é que promovem o refinamento profissional, proporcionam o conceito da integração e interdisciplinaridade, incluindo abordagens internacionais do tema”, explica Sandra.

 

Ainda segundo Sandra, “a integração com a academia e com instituições também é fomentada pelo InterForensics que tem tudo a ver com nossa rotina pericial. A gente vive e respira ciência, somo cientistas que aplicam o conhecimento na elucidação de crimes”.

 

As colegas ainda falaram sobre o Banco e Perfil de DNA e o projeto de Coleta de Condenados de Pernambuco, e foi o primeiro estado brasileiro a usar a ferramenta. Como exemplo as peritas falaram do caso Raquel Genofre que há 11 anos não tinha solução. Foi o Banco de Condenados que encontrou em 2019 o criminoso responsável pela morte da menina curitibana.

Contato