Presidente do IEP e do Tecpar abriram o evento que acontece em Curitiba até a sexta-feira
Foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (6) o Data Science Summit 2024, um dos principais eventos do ano voltado para o impacto da ciência de dados em setores como governamental, empresarial, industrial e jurídico. A solenidade de abertura aconteceu na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e contou com a presença do presidente do Instituto, José Carlos Dias Lopes da Conceição; do presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celso Kloss; do diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Marcos Pelegrina, que representou o secretário Aldo Bona.
O presidente do IEP deu as boas vindas aos presentes e apresentou resumidamente como funciona a instituição que já completou 98 anos. “Bem-vindos à casa da engenharia, uma casa que congrega todos os temas como ciência de dados, inteligência artificial. É muito importante trazer essa discussão para nossa casa”, disse José Carlos Dias Lopes da Conceição.
Celso Kloss, presidente do Tecpar, falou da satisfação de ver a retomada do evento que teve início em 2017.”A programação está muito rica, com os temas tratados. Quando falamos de tecnologia, ciência de dados, a evolução do tema é uma coisa absurda. E nada é mais importante do que nos reunirmos, estarmos neste congresso e termos uma sequência de eventos no Paraná”, afirmou o presidente.
Marcos Pelegrina, destacou as políticas da área de ciência e tecnologia no Paraná. “O Paraná tem hoje 490 ambientes de inovação e alguns são muito importantes. Criamos arranjos de pesquisa e buscamos a iniciativa privada. São vários arranjos para produzir ciência e resolver as dores das empresas”, disse o diretor.
A solenidade de abertura ainda contou com uma conversa sobre a importância do evento e o cenário atual da tecnologia e inovação que contou com participação de Guy Manuel, diretor da Sigma Dataserv Informática; Gabriel Perazza, diretor de metrologia e qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná; Aleksandro Montanha diretor do Instituto de Inteligência Artificial Aplicada e o engenheiro civil Rafael Erico Kalluf Pussoli, representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).
Realizado desde 2017, neste ano o Data Science Summit acontece por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, TECPAR, IEP e Azuris. A proposta é reunir profissionais de destaque no cenário tecnológico para discutir técnicas inovadoras e essenciais na análise de dados com uso de Big Data e Inteligência Artificial , se tornando um ponto de encontro fundamental para gestores municipais, profissionais que lidam com grandes volumes de dados e tomadores de decisão que precisam compreender cenários complexos para implementar soluções eficazes.
A programação do Data Science Summit 2024 é composta por 22 palestras, 3 minicursos e 4 mesas redondas de discussões principais, conduzidas por grandes nomes da tecnologia nacional, todos especialistas reconhecidos em Data Science e Inteligência Artificial. Os temas abordados são essenciais para o desenvolvimento dos ambientes de inovação, com tópicos como IA Generativa, responsabilidade e ética na construção de soluções de IA, decisões 10 mil vezes mais rápidas com IA, cidades inteligentes, indústria 4.0, entre outros.