A ABRH Paraná foi a anfitriã da reunião do Conselho Deliberativo ABRH da Brasil, que aconteceu nos dias 22 e 23/03, em Curitiba/PR. O evento, ocorrido no Hotel NH Curitiba The Five, teve a presença de presidentes das seccionais da ABRH no Brasil e membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da entidade (confira os participantes ao final do texto).
A reunião é realizada duas vezes ao ano com o objetivo de deliberar sobre as ações da ABRH Brasil e de apresentar a prestação de contas das seccionais. Para o presidente da entidade, Paulo Sardinha, o evento é fundamental para assegurar o compliance, a governança e a transparência da Associação. “Todos os presidentes das seccionais se reúnem e formam o Conselho para deliberar sobre assuntos relacionados à ABRH Brasil, de forma geral, e também para apresentar os resultados que foram conduzidos por elas no semestre anterior. É um momento crucial de avaliar as ações realizadas e também para organizar os próximos passos”, disse.
Opinião unânime entre os presentes é que o evento propicia a troca de experiências entre as seccionais, o que inspira e contribui para o aperfeiçoamento do planejamento para 2024. “Esta interação mais próxima permite a troca de informações e experiências, o que enriquece o nosso trabalho como voluntários e a gestão. O mais importante é o relacionamento e o networking, que, de forma gradativa, promove a melhoria de alguns projetos que são semelhantes”, comentou Gilmar Silva de Andrade, presidente da ABRH Paraná. Uma das referências apontadas pelo presidente de projetos comuns entre as seccionais, é a realização dos Congressos. “Esta troca engrandece ainda mais o nosso principal evento deste ano, o XVII CONPARH”, afirmou. O Congresso Paranaense de Recursos Humanos acontecerá nos dias 12 e 13/04, no campus da Indústria, da FIEP.
Amplitude: a palavra para a ABRH Brasil
Para Paulo Sardinha, a profissão de RH ganhou mais contornos, abrangendo novos ambientes e incorporando diferentes atribuições. Com base nisso, a ABRH Brasil entende que o termo “amplitude” define este novo perfil do gestor de pessoas e a atuação da própria entidade. “Temos que estarmos ativos e mudando. O papel dos profissionais de RH vem sendo cada vez mais ampliado, não se limita mais aos muros das organizações. Hoje também é responsável pelo entorno, influenciando e sendo influenciado pelas questões sociais”.
Partindo da premissa que não há como atuar de forma isolada nessa dinâmica corporativa e social, a ABRH Brasil passou a enxergar diferentes possibilidades de atuação. Sardinha antecipou uma delas na reunião: a criação de um instituto, em que amplia os interlocutores. “Quando falamos de ABRH ficamos restritos à atuação dos profissionais de RH. A ideia deste instituto é ampliar as atividades da ABRH, inserindo em assuntos como produtividade, competitividade, questões relacionadas à saúde, educação. Ou seja, todo o sistema que faz parte da vida do ser humano”.
Dentro deste contexto, o presidente da ABRH Brasil citou o CONARH 2024, hoje considerado o evento de maior relevância da América Latina e que vem crescendo exponencialmente. Este ano a expectativa é atingir uma circulação de 40 mil pessoas e para 2025 a projeção é de ser um evento ainda maior, duplicando o espaço e alcance do evento em comparação aos anos anteriores.
Inspiração para novas ações
Para Eliane Maria Ramos de Vasconcelos Paes, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil, a reunião do conselho é um momento de troca, de muitos insights e de aprendizado. “Entendemos as experiências que cada seccional está tendo, o que funciona ou não. Todas as vezes que nos encontramos, os presidentes das seccionais e do Conselho saem com inspirações. É um trabalho voluntário e mesmo assim conseguimos uma sala cheia de pessoas ansiosas por esse momento de trocas, de conversas, de trazer boas experiências. Mas, acima de tudo, as pessoas se conectam, saem inspiradas, com mais ideias e mais vontades”.
Gilmar de Andrade comemorou a escolha de Curitiba para sediar a reunião, pois viu uma oportunidade de poder apresentar a ABRH Paraná e também conhecer mais de perto as ideias e propostas das outras seccionais. Opinião compartilhada pelo presidente da ABRH Brasil que destacou a relevância de estar na capital paranaense. “Curitiba é a cidade que sedia esta reunião pela importância que possui no contexto nacional. É o reconhecimento e a afirmação da importância da ABRH Paraná dentro do sistema”, finalizou.
Texto: Básica Comunicações
Foto: Fábio Ortolan
Participantes:
Diretoria Executiva – ABRH Brasil:
– Paulo Sardinha (RJ)
Presidente
– Dadson Borges de Moraes (GO)
Vice-Presidente
– Leyla Nascimento (RJ)
Vice-Presidente de Relações Internacionais
– Wolnei Tadeu Ferreira (SP)
Diretor Jurídico
Conselho Deliberativo ABRH Brasil:
– Eliane Maria Ramos de Vasconcelos Paes (MG)
Presidente
– Cezar Menezes de Almeida (BA)
Primeiro Vice-Presidente
– Maria Eugênia Ávila (BA)
Presidente do Conselho Consultivo
Presidentes seccionais:
– Jennifer Lins
Presidente ABRH AL
– Silvana Aquino
Presidente ABRH AM
– Vitor Igdal
Presidente ABRH BA
– Janete Bezerra
Presidente ABRH CE
– Kassia Sales
Vice – presidente ABRH CE
– Marcelo Almeida
Presidente ABRH DF
– Neidy Christo
Presidente ABRH ES
– Milton Marinho
Presidente ABRH GO
– Tereza Cavalca
Presidente ABRH MA
– Edilson Lira
Presidente do Conselho Deliberativo ABRH MA
– Kécia de Castro
Vice – Presidente ABRH MG
– Jean Marc Muzzi Quitete
Presidente ABRH MT
– José Lopes Nunes Júnior
Presidente ABRH PA
– Patrícia de Queiroz
Presidente ABRH PB
– Moacy Freitas
Presidente ABRH PE
– Renata Lourdes Gonçalves de Araújo
Presidente ABRH PI
– Gilmar Silva de Andrade
Presidente ABRH PR
– Lucia Madeira
Presidente ABRH RJ
– Pedro Luiz Fagherazzi
Presidente ABRH RS
– Ediomar José Bertoldi
Presidente ABRH SC
– Aldecy Mecenas Vieira
Presidente ABRH SE
– Luiz Eduardo Drouet
Presidente ABRH SP