ACP lança Campanha Todos contra a Dengue

19 de fevereiro de 2025


A Associação Comercial do Paraná (ACP) promove hoje (19/02), a partir das 9h, o evento “Todos contra a Dengue – a mudança começa por você”, caminhada do comércio voltada à conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A mobilização contará com a participação de empresários, comerciários e representantes de entidades locais, reforçando a importância da prevenção no combate à Dengue, que registrou em 2024 pela primeira vez mais casos autóctones (aqueles contraídos dentro da própria cidade) do que casos importados. Entre janeiro e dezembro de 2024, foram confirmados 17.813 casos da doença, sendo 12.736 autóctones e 5.077 importados.

Os distritos sanitários mais afetados foram CIC (3.093 casos), Tatuquara (2.957 casos), Cajuru (2.886 casos), Boa Vista (2.332 casos), Boqueirão (1.984 casos), Bairro Novo (1.681 casos), Portão (927 casos), Pinheirinho (705 casos), Matriz (692 casos) e Santa Felicidade (556 casos).

“Diante desse cenário, a ACP e parceiros reforçam a importância da participação da sociedade na prevenção da dengue, visto que pequenos cuidados diários, como eliminar possíveis criadouros de mosquitos e evitar o acúmulo de água parada, são essenciais para conter o avanço da doença”, lembra o Presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone.

Entre outros cuidados estão:

  • As lixeiras devem estar tampadas e protegidas das chuvas. Lembre-se de fechar bem o saco plástico.
  • Baldes, bacias, potes, pneus e garrafas devem ser guardados em locais protegidos da chuva. Se não forem mais usados, devem ser descartados para serem recolhidos pela coleta de recicláveis.
  • As caixas d’água devem ser bem tampadas, certificando-se que não há frestas para a entrada do mosquito.
  • Os vasos de plantas devem estar livres de pratinhos para reter a água da rega, principalmente na área externa. Dentro de casa, os pratinhos devem ser preenchidos com areia, para evitar o acúmulo de água.
  • Lave os potinhos de seu pet com esponja e sabão ao menos duas vezes por semana e mantenha em local coberto. Também é preciso lavar o bebedouro de passarinhos, que geralmente é deixado em árvores no quintal.
  • Piscinas precisam ter a água tratada e as bordas lavadas com esponja e sabão ou com produtos próprios para esse fim, inclusive as de plástico, que muitas vezes são esquecidas no fundo do quintal.
  • Tonéis, cisternas, bombonas, caixas d’água ou qualquer reservatório ao nível do solo precisam ser tampados ou vedados com tela fina de proteção. Sempre que possível, devem ser lavados com esponja e sabão.
  • Os brinquedos das crianças devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva. É comum um brinquedo esquecido no quintal acumular água. Também é necessário lavá-los com esponja e sabão para eliminar possíveis ovos depositados nas bordas.
  • Restos de construção, telhas, entre outros materiais inservíveis também precisam estar protegidos da água da chuva ou descartados adequadamente.
  • Atenção aos recipientes dentro de casa. Em algumas geladeiras, a bandeja de degelo, que fica na parte de trás, perto do motor, é um verdadeiro paraíso para os mosquitos: escondido, com calor e água. É preciso verificar semanalmente se acumula água e lavar com esponja e sabão.
  • Os aparelhos de ar condicionado, refrigerador portátil e ventiladores que têm recipientes com água também precisam de atenção e limpeza periódica.
  • Banheiros sem uso e ralos podem ser criadouros em potencial. Tampe os ralos e coloque água sanitária para evitar que o mosquito entre e deposite seus ovos.
  • Além de cuidar da pele com o protetor solar, hábito saudável já assumido por grande número de pessoas, o momento pede mais um item de proteção individual – o repelente.

O evento conta com a participação das seguintes entidades: Associação Comercial do Paraná (ACP), Detran, Guarda Municipal, Coren, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Policia Civil, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Secretaria de Estado da Saúde. A caminhada será seguida de diversas atividades ao ar livre, incluindo ações voltadas para a saúde, distribuição de brindes e uma apresentação especial da Banda da Polícia Militar.

Serviço: Campanha Todos contra a Dengue

Data: 19 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: A partir das 9h

Local: Caminhada da Praça Osório até a ACP, Rua XV de Novembro, 621 – 9⁰ andar – Centro

Contato