Admirável universo retrô – tempo e espaço em sintonia

20 de setembro de 2010


Empório cultural oferece objetos e mobiliários para decoração que evoca boas lembranças e deixa os ambientes com mais personalidade

A utilização de móveis e adereços antigos na composição de ambientes residenciais e comerciais tem se tornado uma tendência. Difundido pelos apaixonados por decoração que procuram nas antiguidades personalidade e estilo e colecionadores que preservam móveis com história, o estilo retrô proporciona um toque moderno e deixa o espaço com charme próprio.

Para atender a esta demanda, o Mercado das Pulgas, maior empório cultural e de antiguidades de Curitiba, oferece um acervo com mais de 100 mil peças espalhadas por 10 mil m², distribuídos na matriz e a dupla de filiais. O cliente tem à disposição diversas opções para explorar objetos, mobiliário e decoração de época, e alternar móveis originais de todas as décadas com objetos contemporâneos.

O conceito do restaurante curitibano The Sub’s fez com que os proprietários buscassem no Mercado das Pulgas verdadeiras preciosidades antigas para serem adicionadas à decoração da loja. “O restaurante tem um estilo anos 80, semelhantes aos estabelecimentos dos Estados Unidos que serviam comida americana e tinham de tudo um pouco. A compra de acessórios retrô foi uma necessidade que resultou em um ambiente agradável e próximo da época”, conta o proprietário, Rafael Cunha.

De acordo com a designer de interiores, Vanessa Niczay, a procura por estes objetos é mais do que uma tendência, representa uma necessidade afetiva ou comercial. “Simboliza uma referência na qual acontece o resgate ao passado e as pessoas buscam pelo aconchego que os móveis ocasionam, trazendo afago e preenchendo o espaço perdido na correria do dia a dia”, explica Vanessa e acrescenta que “a decoração de um ambiente por tema também é um exemplo, onde itens de décadas passadas são acessórios obrigatórios”.

Os adeptos afirmam que as peças incorporadas à decoração remetem ao passado porque transpassam solidez na memória afetiva de quem passa pelo local. “Normalmente nossos clientes viveram aquela época. Eles relembram e dizem ‘nossa, eu tinha um rádio daquele, um LP desse’. Enfim, criamos um clima bacana de nostalgia”, comenta Cunha, ao citar entre os itens adquiridos no Mercado das Pulgas alguns rádios, patins, skate, discos de vinil de bandas nacionais e internacionais, robôs, guitarra, televisão, máquina de datilografia, entre outros objetos.

A designer de interiores lembra que o uso das peças retrô exige sensibilidade para que o ambiente não fique com aspecto de ultrapassado. “Não se deve tentar recuperar a peça ou alterá-la isentando a sua essência ou exagerar na quantidade de itens no espaço. O ideal é criar contrastes e evitar o excesso. O importante é que o ambiente tenha sintonia com a realidade”, aconselha a profissional.

Tradição

Com 22 anos de atividade e consolidação do mercado curitibano, o Mercado das Pulgas, conta com um cadastro de mais de 50 mil clientes, distribuídos pelos quatro cantos do mundo. O acervo cultural e de antiguidades da loja conta com móveis para escritório, mesas, cadeiras, camas, equipamento industrial, artigos esportivos, discos, livros, geladeiras, telas, antiguidades, peças finas, tapeçaria, prataria e curiosidades. Informações: (41) 3342-5673.

Serviço – Mercado das Pulgas

Endereços:

–          matriz: rua Brasílio Itiberê, 3910 – Água Verde / (41) 3342-5673

–          filial 1: rua 24 de Maio, 765 – Centro / (41) 3225-5017

–          filial 2: av. Marechal Floriano Peixoto, 1695 – Centro / (41) 3333-3937

Contato