A ATR Incorporadora decidiu transformar o que poderia ser apenas um simples tapume, em uma verdadeira obra de arte em Curitiba. Com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar os talentos locais, a empresa convidou o artista urbano Cleverson Pacheco, mais conhecido como Café, para dar ainda mais vida à construção do My Sunset, um dos empreendimentos da marca.
Café, um curitibano de 40 anos com uma trajetória artística iniciada em 1998, é conhecido por suas intervenções urbanas que já cruzaram fronteiras, levando suas cores vibrantes a países como Argentina, Colômbia, Paraguai, Holanda e Alemanha. “Desejo que, em meio ao caos e agitação da cidade, as pessoas criem pausas para apreciação das diversas expressões artísticas, para que possam re-olhar o Eterno, re-olhar para si, para conseguirem re-olhar o outro e a natureza”, destaca.
Diálogo com a cultura curitibana
O mural criado para o My Sunset reflete a filosofia do artista. Inspirado no icônico pôr do sol alaranjado de Curitiba, Café incorporou elementos locais como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, ícones turísticos que não só enriquecem o painel, mas também estabelecem um diálogo direto com a cultura curitibana.
A composição é complementada por flores que trazem um toque descontraído e por um trecho de uma poesia de Paulo Leminski, que confere profundidade poética à obra. A pintura, finalizada no início de agosto, também utilizou técnicas com spray, compondo uma estética “flat”.
“Pensamos as nuvens como algo fluido que faz com que o olhar do observador transite pelo painel, dando uma impressão de movimento”, detalha Café. O resultado é um painel que não apenas embeleza a paisagem urbana, mas também contribui para a saúde mental dos transeuntes, promovendo momentos de pausa e contemplação em meio à agitação do dia a dia.
“Para nós – como artistas – é muito importante colaborar com projetos dessa magnitude, com empresas relevantes e inovadoras no segmento. Temos muitos artistas incríveis pela cidade e participar de projetos como esse dão mais motivação para continuarmos produzindo”, finaliza o artista.
Para a ATR Incorporadora, a iniciativa vai além da simples ornamentação. A expectativa é que essa ação, alinhada com a missão de transformar cidades, tenha sequência em futuras iniciativas da marca.