Apresentada pelo administrador e Head de Produto da Movidesk, Carlos Almeida, a palestra “Como utilizar a autonomia para potencializar a inovação e os resultados da sua empresa” do Viasoft Connect abordou os aspectos da autossuficiência profissional no ambiente de trabalho. “A maioria das pessoas tem uma noção errada de autonomia. O conceito se refere ao compartilhamento da confiança para que as pessoas façam o necessário em função do objetivo em comum a partir do estabelecimento de papéis e responsabilidades”, observou.
Para demonstrar a influência positiva que a autonomia pode ter sobre as equipes e colaboradores individualmente, Almeida destacou alguns benefícios como maior motivação e comprometimento entre o grupo e a própria empresa, incentivo à criatividade e desenvolvimento de soluções próprias, fortalecimento de uma cultura de pertencimento, entrega de resultados mais assertivos, entre outros.
“Ter flexibilidade com o erro é importante para desenvolver a autonomia nesses espaços. Também é essencial que o gestor saiba ouvir os profissionais e dar atenção às dificuldades individuais para buscar as soluções adequadas. Ou seja, trabalhar a confiança para que o time se sinta à vontade para debater os problemas, pedir ajuda quando necessário e se comunicar de forma precisa”, reforçou.