Café das Nações promovido pelo Coninter reuniu representantes de diferentes países

10 de maio de 2024


O Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter) da Associação Comercial do Paraná (ACP) promoveu na manhã de quarta-feira (8) o Café das Nações, em parceria com o jornal Diário Indústria & Comércio. Já tradicional, o Café das Nações é executado há muitos anos pelo jornal, e partir de agora a ACP passará a realizar mensalmente. “Nosso objetivo é integrar os consulados, as câmaras setoriais de comércio e, além da troca de experiências, gerar negócios na área de Comércio Exterior e Relações Internacionais. É um encontro para que todos saibam mais sobre os países homenageados e também representa uma janela do Paraná para o mundo”, explicou Monroe Olsen, coordenador do Coninter.

 

O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone destacou a importância da iniciativa. “A Casa do Barão há 133 anos vem fazendo eventos como esse, que são importantes para conhecermos mais sobre os outros países e para estimularmos os negócios, proporcionando relações salutares e perenes”, afirmou.

 

Idealizado por Odone Fortes Martins, empresário e fundador do jornal Diário da Indústria & Comércio, falecido em 2023, o legado do Café das Nações está tendo sequência com a viúva Irene Martins. “A reunião de líderes consulares com os empresários é muito importante. Agora começamos um novo momento, deixando de ser apenas para comemoração, mas para realização de conexões e de negócios”, disse a empresária.

 

Países homenageados

 

Esta edição homenageou países com datas comemorativas em maio e abril. No dia 15 de maio, Argentina e Paraguai comemoram o Dia da Independência Nacional e em 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Holanda e Países Baixos. O cônsul adjunto da Argentina, Diego Milaneze destacou a importância da data. “A Revolução de Maio foi a primeira grande revolução pela independência com sucesso na América Latina, que deu lugar ao primeiro governo pátrio”, afirmou. A data, que também é comemorada no Paraguai, foi o início da independência dos países da América da Espanha. O cônsul geral do Paraguai, Celso Santiago Riquelme, salientou as atrações do seu país. “O Paraguai tem tudo para crescer. Temos muitas iniciativas atrativas para investidores estrangeiros, com questões tributárias mais acessíveis”, destacou. Já o cônsul honorário da Holanda e Países Baixos, Robert Ruijter,  disse que a data comemorada em 27 de abril muda de tempos em tempos. “Essa data é o aniversário do rei, então muda conforme troca o monarca. Nossa política é um sistema parlamentar democrático, enraizado na sociedade holandesa”, salientou.

 

Em nome dos representantes consulares, o vice-presidente e cônsul de Bangladesh, Marcelo Grendel Guimarães, destacou a importância do evento. “É uma oportunidade muito bacana. O Diário sempre foi aberto para os consulares divulgarem seus países e promoverem negócios. E agora o Café sendo realizado no ambiente da ACP, um local que fomenta negócios no nosso estado, é uma oportunidade para fomentar negócios internacionais no Paraná”, afirmou.

 

O evento ainda contou com a presença de representantes consulares e de câmaras de comércio de países como Colômbia, Costa Rica, China, El Salvador, Espanha, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Marrocos e Romênia, de instituições como a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Iripe (Instituto de Relações Internacionais do Paraná), universidades, empresas, além de diretores e associados da ACP.

 

A proposta é para que a partir  do próximo Café das Nações, previsto para segunda quarta-feira de junho, as câmaras setoriais de comércio de diferentes países também participem de forma mais efetiva, visando a abertura para realização de negócios.

 

Contato