Izabela Vasconcelos
Fotograr, filmar e compartilhar. Para a vice-presidente-executiva da CNN News Services, Susan Grant, essas ações transformam cidadãos comuns em repórteres. De acordo com ela, qualquer pessoa com um recursos móveis e interativos pode se tornar um jornalista em determinados momentos.
“Com um iPhone, qualquer um é um jornalista. É uma reportagem produzida por um usuário, como a de qualquer outro repórter trabalhando. E nós compartilhamos esse conteúdo com outros usuários”, disse ao comentar o trabalho desenvolvido no iReport CNN, espaço onde os internautas enviam suas notícias. Na página, cada usuário possui um perfil e os que mais contribuem com notícias ganham status de “superstar”. O site foi criado em 2006 e vídeos e fotos dos colaboradores já foram usados em matérias da rede de TV.
Susan afirmou que inicialmente a CNN resistiu à ideia, mas logo compreendeu o projeto. “Houve uma resistência no começo, mas depois puderam ver como funcionava e aceitaram”.
No entanto, Susan explicou que os internautas devem ter consciência do que produzem. Para aqueles que tentam publicar conteúdo inadequado, há um moderador da página, mas ela enfatiza a responsabilidade do internauta. “As pessoas têm que entender o que estão fazendo no nosso site”, disse.
Susan participou do 4º Seminário Internacional de Jornalismo Online (MediaOn), na noite desta terça-feira (9/11), em São Paulo.
Fonte: site Comunique-se