Coninter inova em edição do Café das Nações focado em negócios

15 de agosto de 2024


O Café das Nações realizado nesta quarta-feira (14) pelo Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter) da Associação Comercial do Paraná (ACP), em parceria com o jornal Diário Indústria & Comércio, deu início a um novo modelo: o Café das Nações Business. O anúncio foi feito por Maristela Parigot, presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP) e membro do Coninter.

“A partir de agora, o Café das Nações passa a ter edições distintas: o Café das Nações tradicional, para comemorar o aniversário dos países e falar de oportunidades de negócios; e o Café das Nações Business, para tratar dos interesses relacionados aos negócios, com participação das Câmaras de Comércio”, explicou a presidente do IRIP.

Para esta edição foram convidadas as Câmaras de Comércio da Argentina e Itália no Paraná, respectivamente: Câmara Argento Brasileira Paraná, e Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria no Paraná (Italocam).

O coordenador do Coninter, Monroe Olsen, disse que o objetivo é aproximar os empresários de diferentes países. “A intenção da ACP é conectar cada uma das câmaras e consulados dos empresários para tornar o Paraná mais pujante, e cada vez mais voltado para o comércio exterior. Com esse novo modelo Business queremos, quem sabe em 2025, já colocar produtos no mercado”, afirmou Olsen.

Representando o Presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, o vice-presidente Antoninho Caron reforçou a importância das parcerias. “Por que fazemos um café da manhã? Para alimentar o corpo e alimentar as ideias de aliança e respeito recíproco pois, no momento que estabelecemos uma relação de confiança e credibilidade, somos capazes de criar nova identidade e estabelecer parcerias”, disse Caron.

Relações promissoras

A cônsul adjunta da Itália, Eugênica Tizziana Bertio, destacou a importância do encontro. “Este café é um momento não só econômico, mas também diplomático. A relação entre Itália e Paraná é enorme”, destacou.

O presidente da Italocam, Francesco Pallaro, lembrou a história da câmara paranaense. “Surgiu por iniciativa de empresários, de certa forma como uma filial de São Paulo, se destacou e acabou se tornando a Câmara do Paraná. Temos a missão de apoiar e ajudar todas empresas italianas que querem fazer negócio aqui e também as empresas paranaenses que querem exportar para Itália”, resumiu.

O cônsul adjunto da Argentina, Diego Milanese cedeu a palavra para o presidente da Câmara de Comércio, Matías Crudo. “A Argentina é o terceiro player mais forte no comércio bilateral com o Paraná, o que reforça nossa importância. São várias empresas associadas e também temos parceria com o Grupo Brasil, sediado em Buenos Aires, que existe há 30 anos fazendo ponte e dando apoio para empresários brasileiros e argentinos que querem fazer negócios bilaterais. Temos uma cooperação mútua”, informou. “Apesar de hoje os governos estarem distantes, os negócios continuam. Não tenho dúvida de que o investimento Argentina no Brasil e Brasil na Argentina faz sentido”, salientou Crudo.

Negócios internacionais

Durante o Café das Nações Business, o gerente de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Higor de Menezes, convidou os presentes para o 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná, que vai acontecer nos dias 27 e 28 de agosto na Fiep, em Curitiba. O evento é realizado anualmente desde 2021 em parceria com o World Trade Center Curitiba (WTC), unidade local que integra o maior hub de desenvolvimento de negócios do mundo. “Procuramos aproximar e fortalecer as relações comerciais em todo mundo, em especial com o continente asiático e norte-americano. Nesta edição vamos ter rodada de negócios do setor de vestuário”, anunciou Menezes.

O encontro ainda contou com a presença da ex-deputada federal Cristiane Yared, representando a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio; de Gabriela Brasil da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba; além de representantes do Fecomércio, da Invest Paraná, e autoridades consulares.

Contato