O último CRASA Day de 2024, realizado na última quarta-feira (27/11), reuniu mais de 130 convidados para discutir sobre mobilidade 4.0 e veículos do futuro, especificamente veículos autônomos e seu panorama atual. A palestra sobre “Mobilidade urbana e novas tecnologias”, foi ministrada pelo Engenheiro Mecânico, Reginaldo Almeida, que possui mais de 20 anos de expertise na indústria automotiva e empresas de mobilidade e tecnologia na Alemanha e Vale do Silício.
O evento online teve abertura do Diretor Financeiro/Administrativo, Rodrigo Titon, que após dar as boas-vindas aos presentes reforçou a importância desses encontros realizados durante o ano: “Hoje é o último CRASA Day do ano. Nós tivemos uma sequência de encontros ao longo de 2024 cada vez mais ricos, tendo a oportunidade de receber insights e provocações que, por vezes, não são ligadas no nosso dia a dia, mas que podem sinalizar uma visão futura para o nosso negócio e o nosso comportamento”, declarou Titon.
O evento seguiu com a apresentação de Reginaldo Almeida e previsões para a mobilidade urbana futura, com destaque para ruas livres e eficientes, espaço reimaginado, mobilidade mais acessível para todos, novas experiências de viagem, redução dos números de acidentes, carros compartilhados, sustentabilidade e infraestrutura inteligente.
“Mobilidade urbana 4.0 compreende um novo momento que estamos vivendo, onde as inovações vão modificar a forma como a gente enxerga a nossa locomoção. Isso é muito relevante na área de vocês, uma vez que vai impactar profundamente na infraestrutura, que está diretamente relacionada ao negócio da CRASA”, afirmou Almeida.
Através da apresentação sobre a história dos veículos autônomos até a complexidade da tecnologia, sistemas e algoritmos que vêm sendo desenvolvidos atualmente, reforçou que “é um futuro que já está acontecendo”.
Além de conhecer mais sobre veículos autônomos e o panorama geral destas indústrias automotivas, Almeida complementou sua apresentação abordando as características de veículos elétricos, com destaque para o case da empresa Tesla, e as complexidades dos VTOLs (Vertical Take-Off and Landing ou Decolagem e Pouso Vertical, em português).
“O mundo está em constante mudança e as oportunidades estão aí. Estamos passando por um momento de reflexão na história da tecnologia. As coisas estão mudando e ter acesso a essas informações é muito importante para estar a par das novidades. Atuem como agentes de transformação. Façam com que essas novidades sejam benéficas para nós, especialmente para o Brasil”, disse ao finalizar a apresentação.
Ao final do evento, o Presidente da CRASA, Cid José Andreucci agradeceu a participação de todos e enalteceu a possibilidade de conhecer mais sobre um futuro que até então era visto em ficção científica: “O Crasa Day é sempre um momento de satisfação, onde podemos nos reunir e despertar o interesse e curiosidade que nos estimule a estudar e nos desenvolvermos profissionalmente e pessoalmente.”, encerrou o Presidente.