O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR) realiza na segunda quinzena de abril as reuniões da Agenda Local na região de Londrina (PR). Os encontros acontecem nos seguintes municípios: Ribeirão Claro (18/04), Carlópolis (19/04), Ibiporã (25/04), Ibaiti (26/04) e Uraí (28/04). A expectativa é reunir prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, lideranças municipais, membros da sociedade civil, entidades de classe e profissionais para apresentar o programa Agenda Parlamentar e incluir as demandas dessas localidades no programa do Conselho.
A programação também terá a distribuição dos cadernos temáticos – elaborados com base nas Agendas Parlamentares ocorridas em 2009 em 30 municípios paranaenses – às lideranças municipais e gestores. “É um material prático porque trata de assuntos estratégicos de uma forma simples e de fácil entendimento. Esses cadernos orientam os gestores municipais de como proceder em determinadas situações. São 19 cadernos, com temas como Acessibilidade, Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental, Prevenção de Catástrofes, entre outros”, explica o engenheiro em telecomunicações e gerente da Regional Londrina do CREA-PR, Jefferson Oliveira Cruz.
Outro ponto importante do encontro será a apresentação dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDR’s), diagnósticos regionais que serão entregues aos gestores públicos com informações sobre como e onde obter recursos para sanar os problemas de 21 centralidades, para que os presentes conheçam sobre o projeto. “Os municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Iabiti e Uraí compõem a centralidade Norte Pioneiro, onde estamos elaborando os EBDR’s com os temas Plano de Desenvolvimento Agrário de Melhoria nas estradas rurais e implantação doa aeroporto regional do Norte Pioneiro. Já o município de Ibiporã faz parte da centralidade Região Metropolitana de Londrina, com os temas Projeto Arco Norte e Programa de Resíduos Sólidos”, diz Cruz.
As Agendas Locais acontecerão nas Câmaras Municipais das localidades em sessões ordinárias, mais informações no site: www.paranaemdebate.com.br.