“Inovação é sobre gente, não sobre tecnologia”. Com essa frase, Allan Costa iniciou a sua apresentação no XVI Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH). Na ocasião, a palestra “Desafio de re-encantar nas startups” abordou de que forma as novas empresas podem se reinventar diante das novas exigências de mercado.
Diretor de Inovação e Alianças da ISH Tecnologia e membro da Harvard Business School Startup Angels, Costa destacou em sua fala que ainda que uma empresa disponha de infraestrutura material, o que gera resultado nas organizações são as pessoas envolvidas em todos os processos. Isto é, a sinergia entre os colaboradores e o entorno do ecossistema. Neste sentido, um elemento, em especial, é a peça-chave da equação.
“Existe o propósito, que oferece um sentido maior para as pessoas envolvidas no negócio, mas a cultura de uma empresa é o ponto principal para manter a instituição relevante. Cultura é a única fonte de vantagem competitiva sustentável. É o único elemento que não é copiável de uma empresa, pois é desenvolvida a partir das pessoas daquele lugar. É uma construção conjunta”, ressaltou.
O XVI CONPARH é realizado pela ABRH-PR e acontece durante todo o dia de hoje (21/09), em formato online.