Curitiba Convention e MICE Curitiba apresentam o novo presidente do Instituto Municipal de Turismo em evento estratégico para o setor de turismo de eventos

24 de janeiro de 2025


Na noite desta quinta-feira (23.01), o trade turístico de negócios e eventos de Curitiba se reuniu para um encontro especial: dar as boas-vindas ao novo presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), José Luiz Velloso. A primeira edição do Trade Turismo Curitiba foi promovida pelo Curitiba Convention e MICE Curitiba, com apoio do Hard Rock Cafe Curitiba.

Com o objetivo de fortalecer as diretrizes para o turismo de eventos durante a nova gestão municipal, liderada pelo prefeito Eduardo Pimentel, o encontro destacou o potencial do turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e cultural da capital paranaense. O evento foi uma oportunidade de conexão e integração entre as lideranças e os profissionais do setor, dando início a uma nova etapa promissora para o turismo de negócios e eventos em Curitiba.

Gestão pública

A Diretora Executiva do Curitiba Convention, Cris Santos, iniciou o encontro reiterando o esforço conjunto para consolidar Curitiba como um destino de destaque no turismo, eventos e negócios. Durante seu discurso, ela enfatizou a importância da gestão pública no desenvolvimento do setor. “Todos aqui trabalham continuamente para tornar Curitiba cada vez mais preparada para o turismo, eventos e negócios. Reconhecemos o papel fundamental da gestão pública na criação de oportunidades que permitem ao turismo despontar como um setor econômico valorizado, gerador de empregos, renda e arrecadação, além de contribuir para uma imagem mais simpática e atrativa da nossa cidade”, afirmou.

Cris também ressaltou os múltiplos benefícios do segmento, desde a satisfação proporcionada por atuar no setor até as oportunidades econômicas geradas por eventos e viagens de negócios. “Uma gestão pública que acredita no nosso segmento é um fator que nos impulsiona, nos dá energia para continuar sendo referência e alcançando cada vez mais reconhecimento”, pontuou.

Destino competitivo

Em seguida, a presidente do Curitiba Convention, Gislaine Queiroz, enfatizou o compromisso da entidade em consolidar a cidade como uma referência nacional e internacional em turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions). Ela reforçou a importância da parceria estratégica entre os setores público e privado para garantir a sustentabilidade do setor e projetar Curitiba como destino competitivo no cenário global.

“Nossa missão é amplificar as qualidades de Curitiba como destino que encanta, inspira e acolhe, fomentando o turismo de negócios, apoiando a realização de eventos e gerando oportunidades para nossos associados e os mais de 50 setores diretamente impactados pelo trade turístico”, afirmou Gislaine.

A presidente também reforçou a disposição do Curitiba Convention em trabalhar ativamente com a nova gestão do IMT para promover ações que conectem Curitiba aos valores de inovação, sustentabilidade e excelência.

Os desafios do setor foram abordados por ela, mas com ênfase no entusiasmo e na determinação das lideranças em transformar oportunidades em crescimento econômico. Gislaine também lembrou dos valores de parceria, ética, transparência e inovação, fundamentais para criar um ecossistema vibrante e colaborativo, além de fortalecer o relacionamento com associados e toda a cadeia produtiva do turismo local. “Somente com a união de esforços seremos capazes de garantir sustentabilidade para nossas operações e, ao mesmo tempo, posicionar Curitiba como um destino competitivo, capaz de atrair eventos de relevância global. Estamos confiantes de que essa gestão será marcada por conquistas que deixarão um legado de transformação e excelência para as próximas gerações”, concluiu.

Menina dos olhos

O presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), José Luiz Velloso, prometeu uma nova era para o setor turístico de Curitiba durante seu discurso. “Vocês terão o melhor presidente de turismo da cidade. Digo isso com a certeza do trabalho que foi construído com as pessoas aqui presentes”, disse Velloso, destacando a confiança depositada pelo prefeito Eduardo Pimentel. “Quando ele me convidou, disse: ‘Zé Luiz, chega de pensarmos como pato. Vamos cacarejar e muito’. E é isso que faremos, com maestria.”

Velloso ressaltou que o objetivo é transformar Curitiba em um destino ainda mais vibrante, com mais eventos, entretenimento e iniciativas que coloquem a cidade em destaque. “Curitiba é a joia rara do Brasil e merece seu lugar ao sol. Nosso protagonismo chegou e é agora. A época da timidez acabou. A partir de agora, seremos curitibanos alegres, mostrando ao mundo nossas inúmeras potencialidades de forma ousada, técnica, simpática e empreendedora.”

Ele reforçou o compromisso do IMT em atuar como agente facilitador para fortalecer o diálogo entre o setor público e os empresários do trade turístico. “Curitiba é uma cidade que encanta turistas brasileiros e estrangeiros por suas qualidades únicas. O turismo deve ser a menina dos olhos da gestão, pois é ele que fará a representatividade curitibana brilhar novamente”, encerrou.

Geração de negócios

Angélica Paixão, representante do MICE Curitiba, apresentou as principais iniciativas previstas para 2025, destacando ações estratégicas para fortalecer o setor turístico da capital. Entre as novidades, estão a publicação da quarta edição da revista do MICE, que se consolidou como um importante veículo de comunicação do trade turístico, e uma presença mais ativa em feiras nacionais e internacionais, além de eventos estratégicos.  “Nosso foco será investir em marketing de posicionamento e na geração de negócios, ampliando a visibilidade de Curitiba como destino de destaque no mercado MICE”, afirmou.

Desafios e conquistas

Ainda no evento, o proprietário do Hard Rock Cafe Curitiba, Rafael Magosso, celebrou com orgulho o reconhecimento recebido pela matriz internacional: o selo que marca os dez anos da presença da marca em Curitiba. Destacou os desafios enfrentados durante a pandemia, quando o estabelecimento permaneceu fechado por 22 meses, mas também ressaltou os números expressivos alcançados após a retomada. “Recebemos 2,4 milhões de pessoas, com um fluxo médio de quase 20 mil visitantes por mês, sendo que entre 75% e 78% eram turistas”, enunciou.

Ele enalteceu o trabalho do Curitiba Convention na captação de eventos e na promoção da cidade como destino turístico. “A gentileza e o esforço de vocês geram grandes retornos. É um orgulho estarmos juntos nessa caminhada”, declarou. Ainda lembrou que Curitiba foi eleita a capital do rock, reforçando o alinhamento do Hard Rock Cafe com esse posicionamento. O ano de 2023 trouxe um marco histórico para a unidade: entre 70 países e 200 franquias no mundo, o Hard Rock Cafe Curitiba foi eleito a melhor franquia do planeta, além de receber o reconhecimento pela melhor recuperação financeira após a pandemia.

25 anos de Curitiba Convention

Ao final do encontro, Gislaine anunciou a realização do Prêmio Embaixadores do Turismo de Curitiba, agendado para 18 de Março, que também irá celebrar os 25 anos do Curitiba Convention e a primeira edição do Prêmio Capivara, voltado a prestadores de serviços que se destacaram por iniciativas inovadoras e sustentáveis no turismo de negócios e eventos.

O evento contou com a presença de representantes importantes do setor. Além da equipe do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e da diretoria executiva e equipe do Curitiba Convention, participaram Paulo Iglesias, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PR); Angélica Molteni Paixão, Presidente do Instituto MICE Curitiba; Maria Bonamico, presidente da Associação Empresarial do Centro Histórico; Giovanni Bagatini, representando o presidente da Fecomércio-PR; Márcia Giubertoni, do Sebrae-PR; Luis Fernando Menuci, da Abrasel-PR; Adonai Aires de Arruda, da World Federation Facilities Services Contractors; e Karka Sottomaior, representando o Sindicato de Hospedagem e Alimentação do Paraná (SEHA-PR).

 

Contato